Santidade: dom de Deus... (Cf. Papa Francisco, 19/NOV/14)

O Concílio Vaticano II foi recuperou a visão de "Igreja comunhão". Todos os cristãos temos igual dignidade diante do Senhor e a mesma vocação: a santidade. O que é "ser santo"? 

A santidade não é algo que nós procuramos e obtemos com os nossos méritos e capacidades, pois é um dom do Senhor. Quando ele se aproxima, torna-nos como Ele. Cristo amou a Igreja e deu a si mesmo por ela, para torná-la santa... (Ef 5, 25-26). A santidade é a face mais bela da Igreja e não prerrogativa apenas de alguns. O dom da santidade é oferecido a todos!

Todos somos chamados à santidade. 

Alguns pensam que a santidade é fechar os olhos e fazer cara de imagem sacra. Não! Não é isto a santidade! A santidade é algo maior, mais profundo e que Deus amorosamente nos dá. É viver o amor. Você é consagrado, é consagrada? Seja santo vivendo com alegria a sua doação e o seu ministério. É casado? Seja santa(o) amando e cuidando do seu marido ou da sua esposa, como Cristo fez com a Igreja. É um batizado não-casado? Seja santo cumprindo com honestidade e competência o seu trabalho e ofereça parte do seu tempo para ajudar os outros.
Mas, padre, eu trabalho em uma fábrica; eu trabalho como contador, sempre com os números, ali não se pode ser santo…
Sim, pode! Ali onde você trabalha você pode se tornar santo. Deus lhe dá a graça de se tornar santo. Deus se comunica a você.

Sempre e em cada lugar é possível ser santo. Você é pai ou avô? Seja santo ensinando com paixão aos filhos ou aos netos a conhecer e seguir Jesus. Você é catequista, educador ou voluntário? Seja santo. Cada estado de vida leva à santidade, sempre! Na sua casa, na estrada, no trabalho, na Igreja... no seu estado de vida foi aberto o caminho rumo à santidade. Não desanimem de andar neste caminho. É o próprio Deus que nos dá a graça. O Senhor só pede isto: estar em comunhão com Ele e colocar-nos a serviço dos irmãos.

Faça um exame de consciência: como respondeu a este chamado do Senhor à santidade? Tem vontade de se tornar um pouco melhor? Este é o caminho da santidade. Quando o Senhor nos convida a ser santos é um convite a partilhar a sua alegria. Comece pelas pequenas coisas de cada dia.

Eis o convite à santidade. Vamos acolhê-lo com alegria e apoiar-nos uns aos outros nesta caminhada. O caminho à santidade não se percorre sozinho, mas juntos. Sigamos com coragem e determinação no caminho da santidade.

E para você, o que é ser santo hoje?

Um comentário:

  1. Todos somos llamados para ser santos y el Señor nos llama de una manera u de otra para configurarnos a él... A. P.

    ResponderExcluir