Eu te amo... (em libras)

Esse gesto do Arcebispo de Manila, Tagle, e do Papa Francisco assustaram algumas pessoas e encantaram a muitas outras. O mal pensantes ficaram, como sempre, escandalizados. Francisco é um Papa próximo das pessoas e bem mais informal que os anteriores...

Expliquemos: minutos antes o Papa tinha recebido um grupo de pessoas deficientes auditivas e o referido gesto, na linguagem universal dos sinais, é de carinho, pois significa “Eu te amo!” 


No vídeo a seguir, podem ver o arcebispo filipino explicando ao Papa, no minuto 02:30:01, https://www.youtube.com/watch?v=6dEcyDeLtAc, o tal signo de carinho na linguagem dos surdos...

Em libras é a mesma coisa:

4 comentários:

  1. Que surpresa! Estudei um ano de Libras, mas não fiz a associação com o gesto. Obrigada pelo esclarecimento, p. RAMÓN!
    O Papa é como Jesus: fala a cada um, em sua própria língua.

    ResponderExcluir
  2. O sinal não faz parte da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e sim da ASL (Língua Americana de Sinais), são línguas completamente diferentes. É como dizer "I love you" ao invés de "Eu te amo"
    Creio que devemos valorizar nossa língua e não confundirmos os sinais. Usar um sinal de outra língua, sim, mas dizer que é LIBRAS, está errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado por divulgar a LIBRAS, foi o primeiro sinal que aprendi no Curso de LIBRAS, e a diferença entre o sinal brasileiro e o americano para eu te amo. Você está certíssima.

      Excluir