No templo budista...

No finzinho da sua visita a Sri Lanka, 14/JAN, o Papa Francisco encontrou um tempo para visitar um templo budista. Na sua chegada, no aeroporto de Colombo, algumas pessoas o cumprimentaram, entre elas um representante das organizações budistas e que lhe manifestou o desejo de reencontrá-lo de novo.

No dia seguinte, este monge budista participou do encontro interreligioso de ontem com o Papa: hindus, budistas e muçulmanos. E de novo lhe foi feito o convite. Assim, pois, o Papa num tempinho que tinha livre na sua agenda, não duvidou: foi a pé a essa comunidade e o acolheram com grande alegria e fraternidade. Mostraram-lhe o lugar de oração, e a estatua de Buddha que o preside. E o relicário santo que só é aberto uma vez por ano, mas que o abriram para o Papa Francisco, em sinal de respeito e amizade.

Ao mesmo tempo, alguns jovens monges budistas cantaram uma oração.

Foi um momento breve, mas significativo de amizade, respeito e fraternidade religiosa.

Lembrei com carinho do meu amigo Monge Sato, do Templo Shin de Brasília...

3 comentários:

  1. ¡Qué maravilla, alabado sea Jesucristo y todo para mayor gloria de Dios!
    El Santo Padre Francisco esta haciendo lo que haría Jesús, como le pide Ignacio a su Compañía: "¿Qué haría Cristo en mi lugar? Bendiciones abundantes Padre.

    ResponderExcluir
  2. Padre Ramón, que prazer enorme reencontrá-lo! Encontramo-nos poucas vezes mas a sua influência foi muito forte, talvez mais forte que se tivéssemos nos encontrado continuamente. Hoje sou monge budista de doutrina e de prática mas com forte componente da iniciação e militância cristã que tive na infância e na juventude, interagindo com a base budista da minha formação genética e familiar. E a minha longa vivencia acadêmica que começou na USP e da intensa ação social e politica contra a ditadura e a favor da República. Gostaria de continuar trocando ideias com você sobre a humanidade e sobre Deus/Buda, mesmo estando longe. Estou viajando para Japão no dia 5 para voltar no dia 15. Você não estará por lá neste período? Onde você está? Grande e saudoso abraço. Monge Sato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo monge Sato: Paz! Tenha uma boa viagem e estadia no Japão. Estou morando em Itaici/Indaiatuba/SP. Quem sabe a gente se volta a encontrar ou manter contato por e-mail... Nossos encontros foram providenciais... Abraço amigo!

      Excluir