Simplesmente mulheres... (Ernesta Gonçalves)

Nos tempos bíblicos havia uma desqualificação da mulher. Os judeus rezavam agradecendo a Deus por não serem mulheres. Quando nascia um homem eles se sentiam abençoados, mas se nascia uma menina...

Entretanto, temos na História Bíblica, mulheres significativas que fora importantes para o povo de Israel e mulheres que seguiram a Jesus.

Lembremos algumas do AT: Miriam (irmã de Moisés); as parteiras do Egito (se negaram a matar os meninos recém nascidos); Ruth (a moabita); Judite e tantas outras.

No Novo Testamento: Isabel (mãe de João Batista, o precursor de Jesus); Maria (mãe de Jesus); Madalena (convertida e primeira testemunha da Ressurreição); Marta e Maria (irmãs de Lázaro); Maria de Cléofas, etc. Essas mulheres O seguiam e O serviam.

Outras, como a hemorroíssa, a sogra de Pedro, a adúltera, a filha de Jairo, a mulher encurvada, a que adentrou na casa de Simão o leproso, a samaritana... Todas experimentaram de perto o toque de Jesus nas suas vidas, pois foram curadas por Ele no espírito ou no físico.

Jesus não desprezou as mulheres, mas as inseriu no seu grupo e vida, da qual estavam excluídas por serem pecadoras ou simplesmente mulheres.

Para Ele não havia distinção entre homem ou mulher, pois todos são filhos de Deus e Ele veio apara todos.

Hoje, quando a mulher está tão desvalorizada, desprezada, abusada, abandonada, seria bom se nós mulheres nos perguntássemos: somos seguidoras de Jesus? Queremos estar no Seu grupo? Temos um comportamento que nos eleva e edifica ou nos deixamos banalizar?

As mulheres da bíblia foram esposas, mães, trabalhadoras e crentes. 

Simplesmente mulheres!

4 comentários:

  1. Pe. Ramón, infelizmente na igreja as mulheres continuam sendo, na maioria das vezes, seres de segunda categoria. É certo que já podem "fazer" muitas coisas, mas quase sempre sob o comando dos homens, para realizar o que eles decidiram, determinaram. Minha esperança e papa Francisco que com sua lucidez e voz de verdadeiro pastor vem mostrando à igreja e ao mundo a dignidade da mulher. Ainda fica uma pergunta: quando as mulheres que somam mais de 50 % da humanidade e são maioria na igreja católica, serão respeitadas, ouvidas e participarão das instâncias decisórias?; quando poderão responder sim ao chamado á vocação sacerdotal?

    ResponderExcluir
  2. Grande mulher essa Ernesta, só podia mesmo ser filha da minha amada Dona Maria! Desde de sempre as boas mulheres tiveram que ser muito homem para vencer o machismo na sociedade e entre elas estamos, com certeza, Dona Maria, Ernesta e eu. Abraço meu amigo! (C.O)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada/o, um pequeno (grande ! ) detalhe: para vencer o machismo não precisamos ser "muito homem".. Basta agirmos com naturalidade. Geralmente os homens se perdem por completo quando encontram a mulher que têm consciência de sua filiação divina e sua missão. São tão inseguros, auto-centrados, que se sentem ameaçados. Não quero dizer que ela seja superior, mas que a mulher não precisa se preocupar com preconceitos, basta simplesmente ser mulher.

      Excluir