A Transfiguração humaniza...

Noite estrelada de V. van Gogh (1853-1890) 
O ritmo frenético e estressante da sociedade atual impede vivenciar a dimensão de profundidade em nossa vida diária. Vivemos mergulhados num contexto do imediato e pragmático que exclui a profundidade e o silêncio. Tal situação desumaniza e faz perder a beleza do cotidiano. Só o amor transfigura a realidade.

A Transfiguração de Jesus lembra o que somos realmente no nível mais profundo e revela nosso ser verdadeiro. Carregamos um mistério divino que nos habita.

Em Jesus o amor de Deus transparecia, por isso ele vivia constantemente transfigurado. A transfiguração foi seu estado habitual de ser. Por desgraça conhecemos o contrário, pessoas e coisas constantemente deformadas e desfiguradas...

O que fazia de Jesus um homem transfigurado? Sua beleza exterior ou a interior? O que os outros percebiam? Bondade, compaixão, autenticidade, integridade, coerência, liberdade... Sua humanidade era tanta que todos achavam ela divina. O amor ilumina! No humano Deus transparece...

Quando tocamos com carinho e respeito a carne de Cristo no pobre e excluído, somos transfigurados. Quem sobe ao Tabor também desce em direção à humanidade excluída e ferida. Conheço pessoas que vivem felizes nesse serviço misterioso e silencioso. Felizes por que encontraram a pérola preciosa  que ilumina e dá sentido à vida.

Uma pessoa profundamente humana é certamente transfigurada.

E você é uma pessoa iluminada e feliz?


2 comentários:

  1. Procuro ser humano e oxalá assim seja melhor cristão...

    ResponderExcluir
  2. Que bela reflexão , Pe Ramón. Um abraço!

    ResponderExcluir