Satanás tentando Jesus?...

Foi o poder da imagem e da despalavra...

Não sei por que ontem, 08/07/2015, quando o presidente da Bolívia, Evo Morales recebeu o Papa Francisco no Palácio do Governo em La Paz, e lhe entregou a encomenda maior do país, colocando dois colares de ouro pendurados no pescoço do Papa, e pouco depois um Cristo crucificado no símbolo mais comum do comunismo: a foice e o martelo, o relacionamento perdeu sua espontaneidade e simplicidade

Que eu saiba, foi um presente de pouco gosto e um abuso do presidente. Parece que o Papa teria dito: Isso não está certo!

Sem entrar no mérito das mudanças sociais e políticas que a Bolívia está implementando, me pareceu que o Presidente Evo está mal aconselhado ou quis colocar uma arapuca ao Papa Francisco...

Pouco depois, o Papa retirou seus colares e guardou o Cristo “comunista”. O que fazer agora com com esse presente?

Não é fácil seduzir o verdadeiro Pastor com “presentes” vistosos e estranhos. A seriedade do Papa contrasta com o sorriso e olhar do tentador...

E você, o que achou?


15 comentários:

  1. A imagem entregue por Evo ao papa é uma reprodução de escultura feita pelo sacerdote espanhol Luis Espinal, assassinado em 1980 por paramilitares por sua ligação com movimentos sociais bolivianos. Francisco visitou o local onde seu cadáver foi encontrado e homenageou o religioso.

    ResponderExcluir
  2. Grande Ramón! saudades!

    Achei um bonito gesto, um presente que representa a ideologia dos anfitriões. É natural que cada comunidade expresse a sua fé com as vertentes de sua ideologia.

    abraços,
    Rubens.

    ResponderExcluir
  3. Perdido estes falsos líderes latinoamericano.

    ResponderExcluir
  4. Fora de propósito com a nossa Fé. Acho que o papa Francisco lembrou da mula que Inácio montava quando se encontrou com o mouro. Tomou outro caminho, pois está a serviço do Reino (justiça, paz, amor), enquanto Morales a serviço de quem? - O título seu artigo diz tudo.

    ResponderExcluir
  5. É de um mau gosto, de um desrespeito, de uma bronquice indignos de um chefe de estado... Que deselegante! É sempre difícil para mim compreender esse grupo de pessoas que se comunica prioritariamente agredindo, em nome de uma "luta"... Mas a esse respeito o próprio Papa Francisco já proferiu uma das mais acertadas frases que já escutei: “Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para que você possa se sentir alguém (Marta V)

    ResponderExcluir
  6. Quem segue Jesus de verdade compreende a dimensão do Reino e de Justiça e sabe que isto colocado em prática supera comunismo, socialismo. Papa Francisco fez realmente cara de poucos amigos com este presente de grego, digo boliviano... (Sandra M)

    ResponderExcluir
  7. Tenho duas possíveis explicações para a atitude de Evo Morales: 1. desconhecimento histórico da relação comunismo com religiões 2. profunda indelicadeza com um líder religioso. Seja o que for, foi desagradável de se ver. Francisco educadamente recebeu mas disse: Isso não está certo. E não está mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Concordo com o título do seu post, Ramón. Entretanto, sem reticências ou interrogações. Afirmo que foi um enorme desrespeito. Desrespeito com um Chefe de Estado, desrespeito com o Papa Pio XI (Divini Redemptoris), desrespeito com João Paulo II, desrespeito com as milhões de vítimas que perderam a vida por causa do comunismo e desrespeito com os outros tantos milhões que seguem sofrendo as mazelas de regimes comunistas e de esquerda em alguns poucos (graças a Deus!) lugares do globo. E, principalmente, desrespeito à fé de mais de um bilhão de pessoas no mundo, numa tentativa de reduzir a fé em Jesus Cristo à uma ideologia (posto que é assim que os militantes de esquerda enxergam a política e a religião, subvertendo meio e fim. O ISIS faz o mesmo no Oriente Médio).

    Um antigo ditado, muito conhecido e repetido dentro da Companhia de Jesus, é que "na Companhia existe de tudo". O ditado explicita a diversidade da obra das mãos de Deus fundada por Inácio. Desta forma, para cada Luis Espinal, existe um Walter Ciszek, sacerdote jesuíta que ficou preso por 23 anos em campos de trabalhos forçados (Gulag) na antiga União Soviética, por levar o Evangelho àquela terra assolada pelo comunismo. Ciszek já é um "Servo de Deus", em vias de canonização.

    Quais são os frutos que cada um, em sua diversidade, tem deixado? Pela comoção causada, a cruz em forma de foice e martelo não parece ser de Cristo. Coloco-me em uma posição de salvar a proposição de Francisco.Gostei do gesto do Papa de devolver o "cavalo de Tróia" boliviano, embora tenha sentido falta de mais veemência em sua atitude. Dai a César o que é de César. E a Marx o que é de Marx.

    É preciso buscar e ficar com as coisas que não passam.

    Abraço fraterno,
    Francis

    ResponderExcluir
  9. "É a reprodução de uma escultura do sacerdote espanhol Luis Espinal, que tinha ligação com movimentos sociais bolivianos e foi assassinado por paramilitares em 1980.

    Fez parte da programação do papa em solo boliviano uma homenagem a Espinal, que era jesuíta como o atual pontífice.

    A “aberração” a que se referiu o colunista da Folha demonstra o quanto ele desconhece a História dos jesuítas no período colonial.

    Na introdução de A República Guarani, de Clovis Lugon, Antônio Cechin descreve:

    Na América Latina, entre o século 16 e o século 18, a expansão da Companhia de Jesus (jesuítas), exerceu um papel de contrapartida humanista e espiritual da conquista militar e da dominação política. A metodologia de ação dos padres consistiu em reagrupar os índios em cidades-paróquias autônomas, propícias ao ensino e à evangelização. Surgiram assim 33 “Reduções” da Província Jesuíta do Paraguai, edificadas e habitadas pelos Guarani. Graças às disposições metafísicas desses Índios, a suas afinidades espirituais e culturais com os Jesuítas, à ação ao mesmo tempo prudente e audaciosa desses últimos, aquilo que se chamou “República Comunista Cristã dos Guarani” iria ser, durante 150 anos (1610 a 1768), o teatro de uma experiência humana e religiosa única, portanto sem similar na história, permitindo aos índios aceder ao estatuto de cidadãos livres, em tudo semelhantes aos espanhóis e, em muitos aspectos, culturalmente superiores a esses."

    http://www.viomundo.com.br/denuncias/desnorteada-com-o-discurso-do-papa-na-bolivia-midia-foca-em-crucifixo.html

    ResponderExcluir
  10. Da mesma forma que Clovis Lugon (que passou a vida desfrutando das benesses do "capitalismo opressor" na Suíça) nomeou as reduções de "comunistas", quando à época tal termo nem existia com suas conotações políticas, os militantes de esquerda querem hoje determinar que o Papa Francisco é comunista, socialista, de esquerda, teologia da Libertação ou qualquer fantasia desse tipo. Abandonem a idolatria ao Deus Marx e sua ideologia furada e passem a seguir uma PESSOA: Jesus Cristo. Chega de misturar a política com Jesus ou com o Papa Francisco. O Evangelho é muito superior a tudo isso. Pobres políticos frustrados com suas ideologias moribundas.

    ResponderExcluir
  11. Lider que se deixa usar não lidera

    De Morales e outros lideres latino americanos nada menos se espera, mas Francisco infelizmente ao aceitar um colar de coca e um asqueroso objeto que reduz a cruz de Jesus a distorções politico-ideológicas, infelizmente erru, preferiu a diplomacia à defesa de Cristo, da fé e da vida de todo ser humano, atentados pelo que representam estes objetos.

    O porta voz papal desmentiu o "Isso não está certo!" e também negou contrariedade pela cruz, dessa forma, a reação equivocada que poderia ser explicada pela surpresa a "presentes" inesperados estaria assim de acordo com avaliação pensada, com calma, reflexão e oração no Vaticano.

    Lamento por Francisco, pela Igreja, pelos cristãos, pelos flagelados por drogas e pelo comunismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todo cristão deve lamentar. Infelizmente o Papa Francisco foi usado, e se deixou usar. Não sei o que pensar, estou totalmente desnorteado. Só espero a Força que vem do Alto para me aprumar de novo. Deus tenha misericórdia de mim neste momento de fraqueza na fé!

      Excluir
  12. TA ACHANDO RUIM PORQUE Pe Ramon??????
    Foi um padre que criou essas cruz... e um padre jesuíta.
    E que momentos antes o Papa Francisco homenageou o padre que fez essa cruz profana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé, eu achei estranho e de pouco bom gosto, como também o acharia se um colega meu colocasse um Cristo numa Cruz Gamada, a suástica dos nazistas...

      Excluir
  13. Pelo visto você caiu na distorção da mídia. O papa explicou o que aconteceu ao voltar pra Roma. Então pergunto: o que você tem a dizer sobre esse seu equívoco e o da mídia?

    ResponderExcluir