Simplesmente Francisco...

Sobre ele a noite dormia...

O Papa Francisco terminou sua visita aos Estados Unidos com uma celebração religiosa massiva (dois milhões de pessoas!). Broche de ouro para um périplo perigoso, e com tudo exitoso. 

Para alguns, Francisco é indecifrável. Como catalogá-lo?  Ele é de direita? De esquerda? A defesa dos pobres e o carinho às crianças são uma constante nele.

O Papa Bergoglio transformou-se em uma figura de relevância internacional e fixa suas posições a partir de uma perspectiva cristã, humanista e inter-religiosa. Coloca o acento na defesa do homem e da vida

Francisco é um líder mundial? Pelo menos é o que mais se destaca.

Dentro da Igreja alguns o temem, por achá-lo um “relativista doutrinal” (aborto, diversidade sexual, matrimônio...). Não é bem assim. O Papa não se afastou um milímetro da ortodoxia. O que mudou foi sua atitude pastoral colocando mais o acento nos problemas e nas angústias das pessoas. A Igreja deve ser acolhedora, como o Senhor e não excludente.

Outros dizem: “até o momento, Bergoglio não fez nada na forma de governo e de poder na Igreja..." Alguma coisa já se fez (maior transparência no IOR, G9 como grupo de consulta, encíclica Laudato si´...) Pelo menos, respiramos um ar de maior liberdade e compreensão. Falta muito? Sim, ainda falta muito... 

Por hoje, missão cumprida, Francisco! A Índia e a China ainda estão esperando sua visita...


Um comentário:

  1. O Papa Francisco tem surpreendido à todos com sua simplicidade, inteligência e da maneira com vem conduzindo a Igreja neste momento tão crucial em que vivemos... O seu antecessor era totalmente diferente, vivia encrausurado no vaticano e era antipático, até seu sorriso era diferente, parecia que era forçado e não brotava do coração. O Papa Francisco com sua formação religiosa e vivência nos bairros periféricos de Buenos Aires fez com que abrissem as portas da Igreja aos pobres, marginalizados, enfim, à todos, o que causa certo desconforto dentro do Vaticano, pois, ele tem uma visão e ação libertadora e autêntica da missão da Igreja!!! Um verdadeiro profeta!!!

    ResponderExcluir