15. Em busca do mais importante... (Autobiografia de S. Inácio de Loyola)

Meu avesso é mais visível do que um poste... (M. de Barros)

A vida de Inácio de Loyola é como um espelho para muitos de nós... Vejamos:

Inácio de Loyola deixou Monserrate, na manhãzinha do dia 25/MAR/1522, e chegou a Manresa, no entardecer. ficará por mais de 10 meses, experimentado grande diversidade de moções interiores: escrúpulos, angústias e também grandes consolações. Manresa será seu grande noviciado na vida espiritual, pois aí aprenderá a discernir o bem do mal e o que realmente vale a pena sonhar e concretizar.

Inácio, espontaneamente, examina sua vida passada, mundana e vã, e se arrepende humildemente dos seus pecados... Devagarinho, entra nos labirintos mais profundos da sua existência, e pede que Deus o ilumine e salve de tanta incoerência.

Porque fora muito vaidoso em cuidar do cabelo e ele o tinha comprido, resolveu largá-lo à sua natureza, sem penteá-lo nem cortá-lo, nem cobri-lo de modo algum. Pela mesma razão, deixara crescer as unhas dos pés e das mãos, porque também nisto fora vaidoso... (Autob. 19).

Há pessoas que passam pela vida cuidando apenas de si mesmas. Eles e elas gastam uma energia imensa para ser o que não são. Mentiras e máscaras fazem parte da bagagem de muitos. Inácio precisou chegar ao mais fundo de si, para conhecer sua escuridão e encontrar as raízes da sua vida desordenada.

Na sua juventude, quando ainda era "Ínhigo", percorrera caminhos nada fraternos. Daí os exageros de agora, para acabar de vez com a sensualidade que tanto o vencera. Seu exterior, agora abandonado e bagunçado, indicava certamente sua grande luta interior.    

Como romper com o “DNA” familiar e negativo que passa, como um vírus, de pais para filhos? Inácio percebeu, com emoção, que suas contradições históricas e suas mentiras pessoais tinham raízes familiares... E agora, quanto mais orava, mais “assombração” aparecia, como diz o nosso povo. 

Para encontrar o mais importante, muitas coisa precisara ser iluminada e perdoada. Quem quer mudar precisa primeiro exagerar na generosidade. 

Conheço pessoa que são como birutas (indicadores de direção do vento), e como folhas mortas que o vento leva. Vivem perdidas! 

Quem encontrou Deus é levado pelo Espírito do Senhor!  

Uma pergunta: Você busca o quê?

6 comentários:

  1. Pe. Ramón, sensacional seu blog. Como é bom poder contar com conteúdo de evangelização num abiente moderno e ágil.

    Muitas bençãos para você.

    Alexandre Tenorio
    CVX Rio.

    ResponderExcluir
  2. Estou meio chocada com esta ideia de descuidar do cabelo e das unhas,Padre Ramón. No geral, gostei muito do texto.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juanita, cuando estamos inquietos interiormente eso se manifiesta también en nuestro exterior...

      Excluir
    2. Juanita, cuando estamos inquietos interiormente eso se manifiesta también en nuestro exterior...

      Excluir
  3. Vuestra soy, para Vos nací, ¿qué mandáis hacer de mí? (S. Teresa de Jesus) N.C

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Também estou em busca do mais importante. Abraço.

    ResponderExcluir