Uma Igreja doente?...

Prefiro mil vezes uma Igreja acidentada que uma Igreja doente... (Papa Francisco)

O Papa Francisco tem dito, por diversas vezes, que uma Igreja ensimesmada não é saudável. Uma Igreja que não sai de si, mais cedo ou mais tarde adoece na atmosfera viciada de seu confinamento... 

A doença típica da Igreja fechada é a autorreferência, olhar só para si mesma e cair no clericalismo: suas leis, normas e tradições... É um narcisismo que conduz ao mundanismo espiritual e ao clericalismo sofisticado e depois nos impede de experimentar a doce e confortante alegria de evangelizar (Papa Francisco).

A fofoca, o diz-que-diz, as acusações infundadas e denúncias com endereços copiados à Congregação do Clero, Nunciatura Apostólica, Bispo... etc., são sinais de uma igreja adoentada. Essa `perseguição às bruxas´ se parece mais com os modos prepotentes da KGB (organização de serviços secretos da extinta União Soviética), do que com o serviço fraterno do Evangelho. 

O papa disse aos bispos: Sejam 'Pastores com cheiro de ovelha', sem carreirismo... E aos religiosos/as; sejam pais e mães, irmãos e irmãs, mas nunca solteirões... Vivam a própria vocação com alegria! Temos uma Igreja fraca e desmilinguida ou cristãos neuróticos e doentes?

Vivamos com alegria e liberdade o seguimento do Senhor!

Uma Igreja de portas abertas, acolhedora e missionária é saudável e uma Igreja voltada para si mesmo é doente... O papa falou sobre um ´oitavo sacramento´, a alfândega pastoral, quando colocamos tantas dificuldades aos que querem se aproximar de Jesus...  Não somos controladores de alfândega, mas dispensadores da multiforme e maravilhosa graça de Deus... 

Qual é o diagnóstico que você faz da sua comunidade?


 

3 comentários:

  1. Em relação a alguns padres novos e diáconos prefiro não comentar.

    ResponderExcluir
  2. Padre, o diagnóstico, acredito eu, teria que ser após exames de uma junta médica, sob pena de errar e o Papa Francisco receitar medicamento inadequado, é melhor deixar de quarentena, a doença passa, passarinho, passarão...!

    ResponderExcluir
  3. Padre, precisamos voltar às nossas origens e rejeitar os modernismo que destroem a nossa fé por dentro. O papa tem razao, pois muitos padres progressistas desistiram de pregar o evangelho e nossa doutrina para se preocupar com questões políticas e sociais alheias a fé, além de evitar pregar a palavra por causa de um falso ecumenismo que nada tem haver com a doutrina da Igreja. Hoje, graças ao período de co fusão que se adentrou na Igreja depois (e no por causa) do Vaticano II, muitos males estão se espalhando, e não se trata apenas do carreirismo, existem também a máfia gay e a maçonaria eclesiástica que destroem a nossa Igreja por dentro. Por isso, padre, eu clamo para que o senhor se torne um verdadeiro defensor da nossa fé verdadeira, levando não só justiça social, mas a fé verdadeira para os pobres e para os ignorantes. Em telão as tradições, devo vos lembrar que a própria Bíblia nos ensina a guardar as tradições, assim como devemos obedecer e seguir o sagrado magistério. Enfim, muitos são males, precisamos nos converter. Aqui deixo um link sobre algumas profecias que podem explicar a doença de nossa Igreja (que não está na tradição, mas no progressismo)

    http://associacaosantoatanasio.blogspot.com.br/2016/01/o-concilio-vaticano-ii-fotos-raras-e.html?m=1

    Reze muito por mim
    Heitor

    ResponderExcluir