4/FEV: São João de Brito SJ (1647-1697), mártir na Índia...

Há histórias tão verdadeiras que às vezes parecem até inventadas...

Seu nome era João, nasceu em Lisboa/Portugal e procedia de uma família fidalga. Seu pai foi Governador do Rio de Janeiro, quando João era apenas uma criança e ali morreu, em 1650. 

João de Brito entrou na Companhia de Jesus e logo partiu como missionário para a Índia, apesar da forte resistência familiar. Chegando, trabalhou com os párias, os mais desprezados daquela sociedade, mas para ganhar o respeito das autoridades se vestiu de brâmane e falava a língua hindi tão bem quanto eles. 

O padre João de Brito chegou ao reino de Maravá, onde havia maior perseguição. Ali foi preso, torturado e viu a morte de perto. Ao ser solto e com as cicatrizes das feridas sofridas, os cristãos o tiveram como um mártir vivo de Jesus. 

O Pe. Provincial pediu para ele voltar a Portugal. O navio passou por Salvador/BA, em 1688, e pregou na Basílica da Conceição da Praia, onde há um altar dedicado a ele. Dois anos depois, voltou para a Índia, onde evangelizou e batizou um príncipe do Reino Maravá. Ao saber disto, o rei ficou furioso e João de Brito foi preso, decapitado e esquartejado. Era o ano de 1697. 

Logo se espalhou a notícia de que morrera um santo e o local, onde fora executado, passou a ser lugar de veneração e de peregrinação.

João de Brito foi beatificado pelo Papa Pio IX, 1853, e canonizado por Pio XII, em 1947.

São João de Brito rogai pelos cristãos da Índia e por todos nós!

Uma pergunta: Você já sofreu por causa da sua fé em Jesus?


Um comentário:

  1. Já sofri sim, e muito, por incrível que pareça pelos próprios irmãos (ãs) cristãos (ãs),talvez por desconhecimento da verdade, falta do Espírito Santo de Deus, que tanto evocam, mas com certeza da boca pra fora, aí, distorcem tudo...Mas, segundo o bom Papa Francisco, Deus já perdoou...

    ResponderExcluir