Dia 8/MAR: Dia Internacional da mulher... (Ernesta Costa)


Aprendi há muito tempo atrás, que só é criado um dia para homenagear a alguém, uma categoria profissional ou uma raça, quando não são tratadas com o respeito que merecem. Seria “tapar o sol com a peneira”.

Criaram Dia de muita gente e muitas categorias profissionais, mas o ser humano está perdendo a cada dia mais o seu verdadeiro valor e a sua dignidade. Aí estão os assassinatos por motivos geralmente fúteis (se bem que nada justificaria um crime de qualquer natureza), a exploração de crianças  e da mulher....

Deus “criou o homem e, para complementá-lo criou a mulher como companheira”. E também nos diz Santo Inácio que “o ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus e assim alcançar seu fim último” (EE 23). 

Na visão do Criador, não fomos criadas para competir com os homens, mas para sermos suas companheiras e, com eles, atingirmos o fim para o qual somos criadas, ou seja, para sermos felizes, realizadas e realizadoras.

Com o movimento feminista ganhamos alguns direitos, mas também perdemos um pouco da nossa dignidade, por buscarmos ser iguais aos homens para sermos reconhecidas. Não é disso que precisamos para sermos valorizadas. O nosso valor está em nos impor pela nossa maneira de ser, de agir, de acolher, de ouvir, de oferecer “colo”, com um jeito todo especial e  peculiar que só nós temos.

Ser mulher é antes de tudo, ser aquela que dá um toque todo especial à vida, ao lar, ao trabalho com firmeza e meiguice; é ser colaboradora do marido para a construção de família; é ser presença, onde e quando for solicitada, para exercer o seu papel de mãe biológica, adotiva ou espiritual. A mulher é capaz de reconhecer limites e virtudes próprios e alheios, sem se colocar abaixo nem acima de ninguém. Somos parceiras!

No relato bíblico: Deus fez a mulher da costela de Adão... isto é, de perto do coração para ser fiel companheira.

Ser mulher é assumir a própria feminilidade, o seu instinto materno, o seu lugar na sociedade e na Igreja, sabendo que todos somos filhos/as amados/as de Deus e colaboradores na construção do Seu Reino.

FELIZ DIA DA MULHER!

Um comentário:

  1. Sou mulher
    Ivone Boechat

    Sou mulher,
    com as aflições e a inspiração do poeta,
    o esplendor e a serenidade das mães!

    Sou uma canção de ninar,
    experimentadora dos sabores do tempo,
    estrela da constelação familiar!

    Sou letra e música da canção
    do mais puro sentimento
    que a mulher é capaz de cultivar!

    Sou feita síntese do segredo de amar,
    tenho fases minguante e cheia,
    assim como o luar!

    ResponderExcluir