6. O ESPÍRITO SANTO EQUILIBRA E UNE...


Vivemos num mundo diverso e plural. As ideias diferentes nos separam, e nos digladiamos com manifestações a favor e também contra. Só um Deus AMOR pode unir nossas polarizações!

Nesse ambiente legalista (a lei me: salva/judeus) e hedonista (seguir a própria vontade/pagãos) aconteceu a Encarnação e o anúncio do Evangelho. Deus é Pai e vive em relação amorosa com o seu Filho e o Espírito Santo. É uma super unidade (Dionísio areopagita, séc. I), pois unifica e cria comum-unidade. Isso revela também o nosso mistério e o do Cosmos.

Os céticos dizem: Um não pode ser três! Mas nós cremos que pelo amor dois podem se tornar um, e três também podem ser um. Se ambos temos uma ideia e a compartilhamos ficamos unidos e não empobrecidos.

Vivemos num mundo dilacerado, poluído e corrompido. A mentira e a divisão entre as pessoas é fruto do inimigo da natureza humana e pai da mentira, e não de Deus. Precisamos algo a mais do que um acordo. A harmonia é graça do Espírito Santo. Os sinais da harmonia são dois: um só coração, e uma só alma...

Não se trata de uma vida ‘tranquila’ e acomodada, mas colocada em permanente serviço. Sem o equilíbrio interior, dom de Deus, cairemos em polarizações ideológicas ou divisões emocionais.

Só o espírito Santo equilibra e une!

Para orar: Gálatas 5, 16-25 

0 comments:

Postar um comentário