Campanário de Niemeyer em Aparecida...

Começou a ser instalada no dia 4/MAI, a estrutura do novo campanário do Santuário Nacional de Aparecida/SP. Esse é um dos últimos projetos de Oscar Niemeyer. A peça de 97 toneladas foi construída no Brasil, mas teve seus cálculos de obra feitos em parceria com uma empresa norte-americana.

O projeto é formado por duas torres, sendo a mais alta de 37,5 metros de altura, apoiadas numa base, também de concreto, de 9 metros por 20 metros. Com 13 sinos feitos na Holanda. O conjunto deve pesar cerca de 285 toneladas.
Os 13 sinos que compõem o campanário seguem a tradição católica de serem dedicado a um santo. Assim, 12 deles homenageiam os apóstolos e o outro Nossa Senhora. O funcionamento dos sinos acontecerá através de toques comuns ou com reproduções musicais personalizadas, por meio de um programa eletrônico próprio para a função.
O primeiro sino ficará a 8 metros da base e pesará 2.500 kg, enquanto o último, a 30 metros do chão, pesará 162 kg. Todos os 13 sinos estão em exposição no próprio Santuário, até a conclusão da construção do campanário.

A obra deve ser finalizada em OUT/2016, a tempo do ano jubilar das comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no rio Paraíba do Sul.

Os sinos são fundamentalmente cristãos e comunicam acontecimentos importantes aos membros da Comunidade. A raiz "signum", sinal que convoca para o culto ou a oração. O seu som penetra profundamente nos ouvidos e toca o coração. 
Mas, de pouco adiantam os nossos "sinos" se cada um de nós não for um "sinal" transparente do amor de Deus na nossa sociedade. 

2 comentários:

  1. mais uma aberração com assinatura desse supervalorizado e datado arquiteto ...

    ResponderExcluir
  2. Nem tudo que é bom e bonito fica bonito em todo lugar, dissonou.
    Sejamos, "sinal" do Ressuscitado!

    ResponderExcluir