Martinho Lutero (1483-1546)...


A maioria católica desconhece Lutero. Outros poucos, conseguem situá-lo no século XVI e identifica-lo com a Reforma Protestante. Conheça, pois, este grande reformador...

Lutero defendeu a liberdade de consciência e buscou educar os fiéis na fé em Jesus, mais do que na dos costumes sociais que se vivia. Ele deixou carimbada na língua alemã a sua espiritualidade. A sua tradução da Sagrada Escritura para o alemão é uma obra magnífica, e que foi colocada nas mãos do povo. 

Lutero também traduziu a missa e escreveu dezenas de hinos religiosos e piedosos. Este homem passou a vida se perguntando: “Como posso encontrar um Deus misericordioso?” E o seu esforço era preenchido com dias de oração, jejum, leitura, confissão, ensino e pregação.

Tudo começou nas portas de ferro da Igreja de Todos os Santos, em Wittenberg, onde Lutero postou suas 95 Teses, 31/OUT/1517, denunciando a venda de indulgências e outras práticas corruptas dos bispos feudais.

Naquela época a Igreja não era propriamente um modelo a imitar: havia corrupção e mundanidade, apego ao dinheiro e ao poder... (Papa Francisco).

No Convento dos agostinianos, onde Lutero viveu como monge católico, por quase 10 anos, e depois como casado, em 1525, com a ex-freira cisterciense Katharina von Bora, criou os seus seis filhos, além de seis sobrinhos e sobrinhas. Alguns dizem que Katharina fazia todas as noites um jantar para até 40 convidados.

As cidadezinhas de Halle e Eisleben também estão no périplo luterano. Na primeira, nasceu e foi batizado, em 1685, o compositor George F. Handel. Luteranos e católicos cantam seus oratórios até o dia de hoje. Dentro da Igreja de Santa Maria, em Halle, há uma máscara mortuária de Lutero, e também a sua bíblia pessoal.

Eisleben é o local do nascimento e da morte de Lutero, pois para resolver uma disputa entre irmãos, Lutero voltou para Eisleben, em 1546, quando tinha 62 anos e esteva bastante doente. Mesmo assim, celebrou sua última missa, e pregou seus quatro últimos sermões na Igreja de Santo André, onde seu corpo foi velado por dois dias, após morrer de um ataque cardíaco. Suas últimas palavras escritas: “Nós somos mendigos, essa é a verdade”.

Lutero professou Cristo como o seu Salvador e Senhor antes de respirar pela última vez. Milhares de pessoas em luto saíram pelas ruas de Halle e outras cidades ao longo do caminho enquanto o corpo de Lutero era levado de volta a Wittenberg, para o enterro na Igreja de Todos os Santos.

E Erfurt e Veste Coburg? Lutero viveu como um católico e morreu como católico, disse o Rev. David Elseroad, pastor da Igreja Luterana da Trindade, Nova York. Lutero não quis uma revolução; ele quis uma reforma...

O pai de Lutero queria que o seu inteligente filho Martinho estudasse Direito, para ajudar economicamente mais à família. Em meados de 1505, voltando para a universidade, Lutero caiu no chão pela força de um raio. Aterrorizado, invocou Santa Ana, e prometeu que se tornaria monge. E assim o fez.

Em pouco tempo, Lutero cumpriu a promessa: se despojou dos seus bens e bateu à porta dos frades agostinianos. Uma decisão que seu pai detestou, mas que levou Lutero a ser ordenado pouco depois, em 1507.

Fortaleza de Coburg, com 900 anos de idade, acolheu Lutero quando precisou se refugiar daqueles que o ameaçaram com a morte. 

Ao leste de Erfurt e ao norte de Coburg está a cidade de Eisenach, onde Lutero passou os anos de estudante secundarista. Além do latim, ele estudou retórica, poesia e música e ganhava uns trocados ao cantar no coro dos meninos, que cantarolava de casa em casa pedindo apenas um pão para comer. Este homem cantavam e compunha hinos religiosos profundos. 

A senhora Ursula Cotta gostava de ouvir o jovem Martinho cantar, e lhe ofereceu moradia durante três dos quatro anos em que ficou Eisenach, como estudante, e o contratou para cuidar de seu filho pequeno.

O tempo de Lutero em Wartburg foi ótimo para ler, estudar e escrever. Aqui, ele também experimentou depressão, melancolia e doenças digestivas por causa dos alimentos do castelo, tão diferentes das refeições simples dos agostinianos.

Embora os tratados de Lutero fossem edificantes e inspiradores, eles também eram mordazes e agressivos contra o papado que o instigava, e que ele chamava de “uma instituição do diabo”. Os judeus também sofreram muito com os textos de Lutero.

Em Mainz corre o rio Reno. Na época de Lutero, J. Gutenberg, ourives de Mainz, inventou a prensa escrita, ajudando a difundir os tratados da Reforma com uma intensidade missionária. Das 180 Bíblias de Gutenberg, restam apenas 49. A Reforma não teria sucesso sem a imprensa de Gutenberg! 

Quando um casamento acaba a culpa não é só de um lado. Não julguemos, pois, este homem pela sua fraqueza, mas pela grandeza da sua fé.

Dia 31/OUT/2016 o Papa Francisco se encontrará na Suécia com os bispos luteranos. Imagino que será um encontro fraterno por muitos saudosamente esperado!

2 comentários:

  1. SÓ FALTOU falar das heresias que vieram do cisma luterano e das guerras cuidadas por essa figura diabólica. Já estou fazendo hagiografia desse heresiarca.

    Heitor

    ResponderExcluir
  2. Chamar Lutero de herisiarca demonstra um total desconhecimento da história. Só falta ter votado em LULA!

    ResponderExcluir