Parábola do espelho... (Anônimo)



Era uma vez um espelho que após ser utilizado por bastante tempo, foi encostado num canto de um quarto de despejo... Já fazia muito tempo que ele estava lá, sozinho, empoeirado e sem utilidade. Esta situação provocava nele um enfraquecimento na sua auto-estima e identidade. Até, por vezes, se perguntava: Quem sou eu? Por que existo? Qual a minha fisionomia? Para quem vivo? E estas perguntas fundamentais não obtinham respostas.

Certo dia, uma pequena criança entrou naquele quarto de objetos encostados... Corria de lá para cá e sua curiosidade a levava a mexer em tudo o que encontrava naquele quarto de despejo. O espelho percebendo esta movimentação, esta quebra do silêncio rotineiro, sentiu uma vibração interior e, após saboreá-la, a identificou como sentimento de presença. Começou a perceber que em si algo renascia...

A criança, com a vivacidade que lhe é própria, remexia em tudo e se aproximava cada vez mais do esconderijo do espelho. O espelho, por sua vez, sentia-se cada vez mais, próximo de alguém. E esta realidade estava sendo muito boa para ele.

- O que está se passando comigo? perguntava o espelho, esta presença está me devolvendo emoções perdidas e outras nunca vivenciadas... Sinto acordar em mim: vida, sentimentos, memória...

O espelho se recuperava bem devagar desses sentimentos quando, finalmente, foi tocado pela criança.

A criança estava ali, agarrada ao espelho, curtindo, entre risos e admiração, sua face refletida nele. Olhava-se de todos os ângulos, fazia caretas, dava gargalhadas, abria os olhos, movimentava-se com liberdade.

Atônito, feliz, surpreso, o espelho que já renascia ao perceber apenas a presença de alguém, agora sentia a certeza, o gozo e o compromisso de se ter reencontrado.

Moral da história: a vida renasce sempre que nos aproximamos de alguém.

Uma pergunta: Como está sua auto-estima?

4 comentários:

  1. Linda msn. e grande verdade.
    Quando nos aproximamos de alguém, principalmente o primeiro contato, buscamos sempre o melhor de nós e assim renascemos para tornar-nos melhores!
    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. O dificil é aproximarmos de todos que deveríamos meu amigo!! hehehe!!!! grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. ..."já fazia muito tempo que ele estava lá, sozinho...empoeirado e sem utilidade...." ___ e depois, "a Vibração interior..." o sentimento de PRESENÇA!.....MUITO BOM reconhecer "QUE EM TO TEMPO ELE nos HABITA" age, reage....
    _ no meio da poeira e na inutilidade...na admiração , no riso ...na liberdade , na missão ! ___E vai daí...... "sempre vale a pena ....!!!" Abraço, Ramon !

    ResponderExcluir
  4. É! "Sempre vale a pena", Quando a alma não é pequena!!! E depois, a " vibração interior"...Chega a alegria, a certeza de que entrou com a criança pela fresta da janela num coração adormecido e guardado pra ela no tempo, como uma boneca de pano, sentada num canto qualquer, um PERFUME DE AMOR NESSE AR EMPOEIRADO...E principalmente qdo conseguiu olhar através do espelho e ir muito, muito mais além...
    Um abraço padre Ramo! Paz e Bem.

    ResponderExcluir