Só Jesus salva...

Manifestou-se a salvação de Deus...

"Só Jesus salva!" é um slogan popular em adesivos, placas em eventos esportivos e faixas fixadas em árvores ou puxadas por aviões de pequeno porte. Também escrita em muros, mesmo com erros gramaticais... Provavelmente nenhuma destas frases foi feita por católicos. Contudo, não negamos essa verdade: (com acento) Jesus salva.

Como fazer, pois, do V centenário da Reforma protestante, celebrado em 2017, uma ocasião de graça e de reconciliação para toda a Igreja, e não apenas para os irmãos separados?

O Espírito Santo nos insere na plena verdade da pessoa de Cristo, e nos ilumina sobre a maneira pela qual a salvação nos chega. Somos justificados, salvos, pela fé em Jesus, o Cristo.

A tese da justificação pela fé, e não pelas 'boas' obras, outrora campo de batalha entre católicos e protestantes, parece superado. Todos sabemos que salvação não é pelas nossas obras, mas é dom e graça do bom Deus que nos chega por Jesus.

A doutrina da justificação gratuita pela fé é a mensagem central do Evangelho de Cristo, contido já na palavra “Evangelho”, boa notícia.

O Papa Francisco tem se mostrado diligente e criativo nessa proximidade fraterna com os luteranos e anglicanos. Sigamos, pois, os seus passos.

A justificação gratuita pela fé em Cristo deve ser pregada hoje por toda a Igreja, e com mais vigor do que nunca. Não em oposição às “obras”, mas em contraste com a pretensão do homem pós-moderno de 'auto salvar-se' pelo seu conhecimento, tecnologia ou psicotrópicos. Quem nos salva é só JESUS!

Jesus morto e ressuscitado é o coração da nossa mensagem. 



Um comentário:

  1. Sim, muito esclarecedor.Pela cruz Jesus redimiu nossos pecados . E pelo seguimento de JESUS, com coerência , podemos seremos salvos .

    ResponderExcluir