27/AGO: Dom Luciano Mendes de Almeida SJ (1930-2006): A caridade em pessoa...

Santo é uma pessoa iluminada...

Dom Luciano Mendes de Almeida foi uma figura impar na história, e que marcou brilhantemente a Igreja no Brasil. Ele teve uma atuação extraordinária que o projetou em toda a América Latina e em diversos países da Europa, especialmente na Itália. Figura admirável: inteligente, memória prodigiosa, homem cheio de qualidades, mas sem dúvida alguma, o traço mais marcante de dom Luciano foi sua caridade.

Ele foi nomeado bispo Auxiliar de S. Paulo, pelo Papa Paulo VI, e depois Arcebispo de Mariana, por João Paulo II. Ele exerceu diversos mandatos na CNBB, como Secretário Geral (1979-1988) e também como Presidente (1987-1995).

O lema episcopal de D. Luciano: In nomine Jesu. 

O legado principal do seu ministério foi sempre o amor, sobre tudo aos mais pequenos e necessitados. Inesquecível aquela sua frase: Em que posso ajudar?... E já moribundo repetia: Cuidem dos pobres, não se esqueçam dos pobres...

Servidor dos humildes e dos marginalizados... Ele foi um dos iniciadores da Pastoral do Menor no Brasillembrou D. Geraldo Lyrio, Arcebispo de Mariana.

Como bom jesuíta, D. Luciano foi fidelíssimo ao Santo Padre, embora incompreendido pela Cúria Romana que o tinha como um bispo rebelde e de esquerdas. Era puro evangelho de Jesus!

Ele faleceu no dia 27/AGO/2006.

No dia 27/AGO/2014, tempos do Papa Francisco, a Congregação para a Causa dos Santos autorizou o início do processo de sua beatificação. Os que o conhecemos dizíamos que ele era um santo.


Louvado seja Deus por este nosso irmão fidelíssimo à Igreja e que tanto lutou pelos Direitos Humanos...



3 comentários:

  1. Deus é bom Deus é pai Deus é Santo Deus é amor

    ResponderExcluir
  2. Dom Luciano era a versão brasileira de Santo Alberto Hurtado. Ambos ardiam de amor pelos outros, em especial os mais pobres. Sugiro um documentário bem bacana que apresenta, como que de maneira sinótica, essas duas figuras: A missa permanente. Vale a pena. Dom Luciano Hurtado de Almeida, rogai por nós.

    ResponderExcluir