Dom Romero de América (1917-1980), bispo e mártir...


A beatificação de D. Romero aconteceu 35 anos depois do seu martírio, quando foi assassinado no altar celebrando missa. Essa morte foi um escândalo: Os grandes (hierarquia da Igreja, governo, militares...) covardemente silenciaram; só o povo simples protestou fazendo-se presente no seu enterro.

O testemunho de Dom Romero se somou ao de outros irmãos e irmãs, como o Pe. Rutilio Grande, que, não temendo perder a própria vida, ganharam-na e constituíram-se em intercessores do seu povo perante o Deus vivo... Todos esses irmãos são um tesouro e uma esperança fundada para a Igreja e para a sociedade salvadorenha. O impacto do seu dom de si ainda pode ser percebido nos nossos dias. Mediante a graça do Espírito Santo, eles foram configurados com Cristo, como tantas testemunhas da fé de todos os tempos.

O Papa Francisco, como um profeta, ainda acrescentou o que todos já sabíamos, mas oficialmente dão se dizia:

O martírio de Dom Romero não ocorreu apenas no momento da sua morte. Foi um martírio-testemunho, sofrimento anterior, perseguição anterior, até a sua morte. Mas também foi posterior, porque, uma vez morto – eu era sacerdote jovem e fui testemunha disso –, ele foi difamado, caluniado, sujado, ou seja, o seu martírio continuou inclusive por parte dos seus irmãos no sacerdócio e no episcopado. Não falo por ter ouvido dizer. Eu escutei essas coisas. Ou seja, é lindo vê-lo também assim, um homem que continua sendo mártir – bem, agora eu acredito que quase ninguém se atreva [a fazer isso] –, mas que, depois de ter dado a sua vida, continuou dando-a, deixando-se açoitar por todas essas incompreensões e calúnias. Isso dá força, só Deus sabe, só Deus sabe as histórias das pessoas, e quantas vezes pessoas que já deram sua vida ou morreram continuam sendo apedrejadas com a pedra mais dura que existe no mundo: a língua.

O autor intelectual do assassinato, perpetuado por pessoas do exercito, foi o político de direita e ex-oficial do exército Roberto D´Aubuisson (+1992). Vergonha nacional.


Todos sabemos também quem silenciou naquele tempo e não o defendeu...


Um comentário:

  1. Apesar da minha pouca idade,lembro
    Muito bem,dia hora e local em que soube da De Dom Oscar Romero
    morte dr Dom Oscar Romero,e perguntava no meio
    aos Padres principalmente Jesuitas
    Com os quais sempre convivo,o pôr quê Dom Oscar não era
    Canonizado,visto que ele fora um Mártir pois deu a vida fefendendo
    Com Palavras e Atitudes a Palavra de Deus?
    Sempre ouvia respostas evasivas ou simplesmente o Silêncio!
    Agora entendi!

    ResponderExcluir