15/OUT: Salve protomártires do Brasil...

 Eles tinham uma voz de harpas destroçadas...



Os protomártires do Brasil serão canonizados pelo Papa Francisco, em 15/OUT/2017, na Basílica de São Pedro.

Conhecidos como mártires de Cunhaú e Uruaçu foram beatificados no ano 2000

Em 16/JUL/1645, o Pe. André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis estavam participando da missa dominical, na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama (RN). 

Em 03/OUT/1645, três meses depois, houve o massacre de Uruaçú. O Pe. Ambrósio Francisco Ferro foi torturado e o camponês Mateus Moreira, morto, pelos invasores holandeses que não admitiam a prática da religião católica.

Além dos mártires de Cunhaú e Uruaçu, também serão canonizados na mesma data Cristóbal, Antonio e Juan, mortos por ódio à fé em 1527 e 1529, e considerados Protomártires do México e de todo o continente americano; o sacerdote espanhol Faustino Míguez, fundador do Instituto Calasanzio, Filhas da Divina da Divina Pastora,  e o Frade Menor Capuchinho italiano Angelo d’Acri.

Os mártires nos trazem uma mensagem de ‘ir ao encontro’; redescobrir a força de ‘doar-se pelo outro’. É muito bonita a expressão do Papa Francisco ‘abram as portas da Igreja para Jesus sair’”.

A Igreja se alegra com o testemunho corajoso desses nossos irmãos...


A Rede Vida transmitirá o evento a partir das 6h, horário de Brasília



Um comentário: