Precisamos falar sobre bullying...


O bullying não é brincadeira! Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos causando dor e angústia, sendo executadas dentro de uma relação desigual de poder. Geralmente acontece entre adolescentes e na escola, como vimos há pouco em Goiânia.

As vítimas costumam internalizar a ideia de que qualquer tentativa de denúncia seria um desastre. Calam-se e sonham com o próprio sumiço, ou com a morte, ou ainda com uma desforra desproporcional. Foi o que aconteceu em Goiânia.

bullying, por isso, não é um problema que se possa resolver com a emissão de advertências na secretaria do colégio, pois ele pode acontecer por olhares e meias palavras... 

Só uma mudança de comportamento que atinja uma sociedade inteira poderia surtir os efeitos desejados. É possível? Se aprendemos a deplorar a violência que ocorre no outro lado do mundo, deveria ser fácil não praticá-la nos pátios das nossas escolas.

Toda vez que eu vejo gente minimizando a questão do bullying fico com a impressão de que estamos diante de um alienígena que desconhece o ser humano, o mundo e a sociedade em que vivemos, ou de alguém que já foi ou é agente do próprio bullying...

Quando eu soube, anos atrás, do bullying acontecido numa van que levava alunos nossos para uma de nossas escolas, chamei os `meliantes´, e conversamos seriamente sobre o assunto. Também falei com a vítima, que me pareceu excessivamente passiva e compassiva, talvez por medo. Conversei com as famílias, totalmente omissas, e deu-me a triste impressão de que aquilo não era com eles...

E você o que tem a dizer sobre isso?


3 comentários:

  1. Vitimas classificadas de doentes e perdedores por pesoas que consideram que isto sempre aconteceu, sem levar em conta is requintes de crueldade da sociedade atual - o que acontecia conosco na nossa infância não era bullying!
    Pais que não querem ter o trabalho de verificar qualo comportamento de seus filhis ou mesmo aprovam os desmandos cometidos pelos filhos.
    Escolas que dizem que formam cidadãos para a paz, mas não têm ideia do que acontece eentre os alunos - ou não querem se dar o trabalho de gerenciar o problema...
    Só Deus...

    ResponderExcluir
  2. O mundo está muito modificado pela desorganização social . As pessoas não têm tempo para parar e pensar .A criação dos filhos em muitos lares é terceirizada . O comportamento belicista foi instituído pelas grandes potencias mundiais . A violencia tomou conta dos grandes centros urbanos , e por extensão já chegou ao homem do campo , para roubar pequenos valores para comprar a terrível "droga" .
    As roupas e calçados de marca estimulam a competição através do consumismo desenfreado . A fé está sendo varrida para debaixo do tapete . Aí , neste campo fértil , vem o maligno e se instala . Ora pelo ter , ora pelo prazer , ora pelo inveja , ora pelo orgulho , e assim começa o ciclo do bullying !
    "Só se vê bem com o coração " . Jesus mudou a mentalidade daquela época com apenas um argumento " AMAI-VOS UNS AOS OUTROS! "

    ResponderExcluir
  3. Fui vítima de bullying dentro de uma escola dirigida por Jesuítas e vi, não sei qual, meus sonhos ruírem. Vivo atualmente entre uma "crise e outra " parece me depressão mesmo tratada...

    ResponderExcluir