Igreja dividida ou poliédrica...


Não é um fato novo haver posicionamentos diversos na Igreja católica. Aliás, o adjetivo  `católica´ que a identifica significa `universal´, isto é, que nela cabemos todos. Já desde o início tinha 4 Evangelhos! O que talvez seja novidade é o barulho que alguns fazem para que sejamos iguais em tudo, mas esse não é o estilo do Espírito Santo. A uniformidade pode trazer segurança para quem vive numa sociedade pluricultural e sem grandes referenciais, mas não é católica. Seríamos uma seita.
Os que querem «recuperar» o passado, o antigo apostam no fácil e já vivido; os outros arriscam mais, pois viver o presente exige estar abertos ao novo apresentado pelo Espírito Santo.
A preparação do próximo Sínodo dos bispos sobre “Juventude, fé e discernimento vocacional”, OUT/2018, percebe claramente esta dicotomia: Doutrina versus autenticidade, juventude versus o passado. Não queremos desenterrar mortos, mas viver com esperança o presente vislumbrando e seguindo as pegadas do Senhor Jesus.

Numa igreja tradicionalista cabem apenas alguns, numa igreja poliédrica cabemos todos...



2 comentários:

  1. Belo desafio... gostei da metafora plural dos 4 evangelhos

    ResponderExcluir
  2. Uma Igreja multifacetada não significa dividida.
    Sendo a América do Sul , um continente miscigenado, nada melhor do que um Papa argentino e, principalmente , um Jesuíta(SJ) para apascentar as ovelhas mais rebeldes da Cúria Romana . Gostei da expressão, "Igreja poliédrica " , pelo simples fato de acomodar todos nós . Os jovens de hoje precisam de uma Igreja em saída , que caminha com eles , onde quer que estejam, até que reconheçam o SENHOR como no caminho de Emaús .

    ResponderExcluir