Vereadora do PSOL, Marielle Franco (*1980) é morta a tiros na Região Central do Rio...


Querida Marielle,
Até ontem, sua vida, suas lutas e suas causas eram conhecidas por alguns. Hoje, tendo sido arrancada brutalmente do meio de nós, você, suas lutas e suas causas são apresentadas ao Brasil e ao mundo. Ainda que com o coração cheio de tristeza, cansaço, revolta, indignação... muitos dirão hoje: prazer em conhecê-la, Marielle! É sempre bom conhecer pessoas que viveram com sentido, pessoas que ousaram sonhar quando tudo à sua volta queria conduzir ao pesadelo.
É curioso, mas seu sobrenome já trazia em si um projeto de vida. Franco significa tanta coisa boa: "Leal, sincero; não dissimulado; verdadeiro. Livre de qualquer estorvo; desembaraçado. Que não se sujeita a outros; independente. Livre do pagamento de quaisquer direitos ou tributos; isento. Não constrangido; espontâneo."
Mas quem não aprendeu a ser franco tem geralmente dificuldade com quem o é. O sangue que corria em suas veias, Marielle - esse mesmo sangue injustamente derramado ontem em nosso duro asfalto - associava a sua vida à história de tanta gente negra, pobre e sonhadora: gente que tem lutado há séculos para que a mordaça e as correntes sejam destruídas de uma vez por todas! Toda vida tem desejo de ser franca!
Infelizmente, sua franqueza lhe custou a vida, Marielle! Mas hoje, enfim, você encontrou uma liberdade que não mais lhe será tirada. Olhe por nós, que ainda estamos no caminho: com a força de seus ancestrais, diante do Senhor que liberta todos os povos, rogue para que a dor que sentimos não sufoque nossa frágil esperança: o projeto covarde, violento e dissimulado daqueles que quiseram calar a sua voz não poderá ter a vitória! Rogue para que todas as nossas senzalas do corpo e da alma sejam abertas! Que o Brasil entenda, de uma vez por todas: nossa Casa só será grande quando houver nela espaço para cada um e cada uma de nós!
Marielle, sua voz calada tornou-se uma convocação: uma multidão de "francos" se levantará!

Descanse em Paz, minha irmã!

Pe. Francys Silvestrini SJ

5 comentários:

  1. Que horror essa intervenção no RJ serve para quê? Melhor para quem?... (D.G)

    ResponderExcluir
  2. Com a chamada intervenção militar no Rio de Janeiro continua a escalada de mortes e até esta data nada se vê de concreto é só conversas reuniões e balelas esse é o Brasil do sem futuro... (N.C)

    ResponderExcluir
  3. Para o seguimento de Jesus temos que passar também pelo calvário . A recompensa virá pelo escolha entre os escolhidos para gozar da vida eterna. Marielle lutou pelos menos favorecidos , e por isto foi perseguida e teve uma morte precoce . Vá em paz, você venceu . Com certeza terá seguidores . "Je suis: Marielle ".

    ResponderExcluir
  4. Pelo visto, para esse padre, a vida do motorista que também morreu não vale nada.

    ResponderExcluir
  5. Ontem no Rio de Janeiro um pai foi assassinado por bandidos na frente de seu filho de 5 anos. Será que vai ter algum jesuíta ou franciscano se manifestando?

    ResponderExcluir