Beethoven: Hino à Alegria cantado por 10.000 japoneses!


Sinfonia 9 em Ré Menor, Op. 125 de Beethoven (1770-1827) é para muitos sua obra prima e, certamente, a mais conhecida e interpretada. Composta em 1823, o hino expressa os ideais de liberdade, paz e solidariedade que Europa pretende construir. Desde 1972 a música (não a letra!) é o hino da União Europeia. Foi declarada pela UNESCO patrimônio da humanidade.



Apresentado em  Osaka (Japão), 10.000 pessoas cantaram de memória e sem partitura. Notável a expressividade do Maestro Utaka Sado, inusitado num oriental. Delicie-se com esta obra prima de Beethoven e contemple a disciplina dos músicos e cantores para realizar este evento grandioso.  

Por primeira vez foi inserido um coral no movimento de uma sinfonia. O texto é uma adaptação do poema de F. Schiller, feita pelo próprio Ludwig van Beethoven.
Alegria bebem todos os seres
No seio da Natureza:
Todos os bons, todos os maus,
Seguem seu rastro de rosas.
Ela nos deu beijos e vinho e
Um amigo leal até à morte;
Deu força para a vida aos mais humildes
E ao querubim que se ergue diante de Deus!

Para ver o vídeo CLIQUE AQUI


Um comentário:

  1. Postar este vídeo foi uma iniciativa inspirada Pe Ramon! O regente e diretor artístico é Yutaka Sado, um grande maestro. Mas ele contou com a ajuda de ensaiadores anônimos que fizeram fizeram um trabalho excepcional.
    Sandra.

    ResponderExcluir