Dia 3/MAI: a Eucaristia é para todos ou só para alguns?

Cardeal Marx: Presidente da Conferência Episcopal Alemã...


Amanhã, dia 3/MAI, um grupo de cardeais e bispos alemães se reunirá no Vaticano com membros da Cúria Romanapara analisar se conjugues não católicos, de matrimônios mistos (um católico e outro luterano) podem comungar nas missas católicas.
A Conferência Episcopal alemã, já aprovara e fevereiro essa possibilidade.
A delegação alemã está composta por pessoas de grande categoría inteletual e moral:Cardeal Marx, cardeal Woelki; bispos de Münster, de Speyer... Presidente e o vive presidente da Comissão Doutrinal da Conferência Episcopal alemã; presidente da Comissão para o Ecumenismo da Conferência Episcopal alemã, e o Secretário geral da Conferencia Episcopal... Todos pesos pesados em teologia e ecumenismo!
Por parte da Cúria participarão: Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Luis Francisco Ladaria Ferrer SJ, e o presidente do Pontifício Conselho para a promoção da unidade dos cristãos, cardeal Kurt Koch.
Essa convocação se deu por que um mês depois, 7 bispos alemães escreveram à Congregação para a Doutrina da Fe e ao Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos para solicitar uma aclaração sobre este assunto, entre os quais se encontrava o cardeal Woelki.Os bispos perguntavam se uma decisão de tamanha importância podia ser tomada por uma Conferencia episcopal só ou devia ser adotada por toda a igreja. A pergunta é pertinente!
A Eucaristia é para todos os cristãos ou apenas para os católicos? A mesa eucarística une TODOS os cristãos? 
O que você pensa?

Um comentário:

  1. Penso que a Igreja Católica Apostólica Romana tem como fundamento os dogmas e os sacramentos . Se JESUS instituiu a Igreja , fundamentada em PEDRO , e na linha sucessória os apóstolos , também o sacramento da EUCARISTIA é o principal alimento para a nossa fé e exige algumas premissas . Temos que ver o que prevê o CODIGO DO DIREITO CANÔNICO da nossa Igreja Católica . Pode ser que aí tenha mesmo que ser estudado para ver aquilo que não esteja em plena comunhão com outras Igrejas Cristãs . Por exemplo : "para se comungar , temos primeiro que buscar o sacramento da reconciliação " . Já que os ministros nem todos os ministérios concedidos aos leigos não o capacitam a exercer este sacramento (reconciliação) , qual deve ser a orientação para este caso , ou outros tantos que devem advir com a abertura ao ECUMENISMO ?

    ResponderExcluir