O `clavígero´ dos Museus do Vaticano…


Você nunca pensou No `clavígero´ do imenso Museu Vaticano? Gianni Crea, 44 anos, surge cedo na escuridão de uma Roma adormecida para, as cinco horas da manhã, começar seu trabalho levando um enorme molho de chaves na mão. Ele é o responsável por abrir e fechar diariamente os Museus Vaticanos.
`Clavígero´ (aquele que leva chaves) é o termo usado para designar a pessoa responsável pelas chaves importantes de uma casa ou prédio. E nos Museus Vaticanos há 2.797 chaves para portões, portas e janelas dos mais de sete quilômetros e meio de salas e recantos escondidos.
Os `clavígeros´, divididos em quatro setores e carregando centenas de chaves, iniciam todos os dias um percurso de mais de uma hora para abrir todos os acessos aos Museus Vaticanos, e  dar acesso às quase 30 mil pessoas que visitam diariamente o complexo.
Gianni Crea faz quase 20 anos que está nesse serviço e responsabilidade, pois além de abrir e fechar portas, sempre está atento para que ninguém fique dentro dos museus.
As chaves são de todo tipo, grandes e pequenas, antigas e novas. Cada uma tem sua história.  Por exemplo, a chave 401 que abre o Museu Pio Clementino tem 5 séculos de antiguidade e pesa quase 1 quilo.  
Além disso, quando morre um Papa, Gianni se encarrega de fechar todas as portas que comunicam os Museus com a Capela Sixtina, onde acontecerá o Conclave para eleger o novo Papa. 

Ao cair da tarde, Gianni e sua equipe percorrem novamente os 7 quilómetros de corredores para fechar e revisar que tudo esteja dentro dos conformes.

Alguém pode estranhar que, em pleno século 21 o Vaticano não tem ainda um sistema computorizado para abrir e fechar suas portas. Mas, não é só isso que Gianni faz, pois ele identifica também  qualquer dano ou deterioro que encontrar pelo caminho.

Graças a este `clavígero´, milhares de pessoas podem contemplar, em segurança e todos os dias, as obras de arte mais belas do mundo.


Um comentário:

  1. Com certeza São Pedro já terá um substituto à altura . Meu caro Gianni ,desejo-lhe muitos e muitos anos de vida . Para tão importante missão você deve ser uma pessoa de extrema confiança da cúpula da Administração do Vaticano .
    Infelizmente, temos conhecimento de muitos casos de roubo de nossas artes sacras . O patrimônio artístico barroco de Minas Gerais , por exemplo algumas peças importantes de Aleijadinho já desapareceram de Ouro Preto, Congonhas , Tiradentes, Diamantina . Fora outros tantos que não foram registrados nos séculos passados. Estas peças tornaram as Igrejas mais ricas e mais coloridas . Não só no Vaticano mas em todo o mundo , as nossas Igrejas se tornaram , pela exuberância das imagens dos santos, momentos que emocionam quando vistas com piedade ,compaixão e ternura .
    Assim, pelo trabalho honroso do Sr. Gianni nosso patrimônio cultural e religioso deve ser guardado a sete chaves, onde poderemos buscar inspiração de devoção e fé .

    ResponderExcluir