18/NOV: Jornada Mundial dos Pobres...


O tema escolhido este ano pelo papa Francisco para a 2ª Jornada Mundial dos Pobres (JMP) é: ‘Este pobre grita e o Senhor o escuta’ (Sl 34,7). Somos convidados a encontrar-nos com as diversas condições de sofrimento e marginalização em que vivem tantos irmãos e irmãs nossos que designamos com o termo genérico de `pobres´.
Todos são convidados para participar da Jornada Mundial dos Pobres, uma Semana da Solidariedade, organizando momentos de encontros fraternos, celebrações ou mobilizações públicas entre os dias 11 e 18/NOV/2018, com gestos concretos de solidariedade e acolhida com as pessoas em situação de vulnerabilidades extremas. Vamos expressar nossa capacidade de ser uma comunidade humana solidária e cuidadora de toda a Criação.
Mobilize sua comunidade, grupo, pastoral ou coletivo para organizar a Jornada Mundial dos Pobres. Entre as ações possíveis sugerimos:
·      Gincanas para arrecadação de alimentos e roupas
·      Celebrações da Palavra e eucarísticas; 
·      Estudo da mensagem do Papa Francisco e rodas de diálogos; 
·      Círculos bíblicos; 
·      Manifestações públicas para chamar atenção do poder público local sobre alguma situação de negação de direitos aos empobrecidos; 
·      Campanhas de cidadania com atendimentos sociais; 
·      Atividades lúdicas e esportivas; 
·      Audiências públicas; 
·      Atividades em espaços de medida socioeducativa, asilos, orfanatos, presídios, com o povo da rua, organize uma partilha fraterna das refeições (café da manhã, almoço ou jantar com as pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social) e partilhem da mesma mesa.

O Vaticano abrirá um hospital de campanha na Praça São Pedro e prestará assistência gratuita às pessoas necessitadas, até as 22h. Haverá médicos especializados em cardiologia, dermatologia, reumatologia, ginecologia, e também oculistas e podólogos.
O Papa celebrará uma missa para pessoas em situação de rua, e a seguir almoçara com 3.000 pessoas necessitadas no Vaticano. O almoço foi oferecido pelo Hotel Hilton de Roma. 


0 comments:

Postar um comentário