A violência em nossas escolas...


Final de ano é tempo de avaliação e recuperação.
Há meses, a professora italiana Franca di Blasio foi violentamente atacada por um dos seus alunos, repreendido por se recusar a fazer a tarefa escolar que lhe era proposta. O mocinho, 17 anos, lhe cortou o rosto com uma faca; mais de 30 pontos...
Estes dias, a docente foi declarada «Professora do Ano» em toda a Itália. Palmas para o ministro de Educação desse país. 
Nossos professores são heróis, e às vezes parecem ser jogados aos leões, tamanha é a agressividades em algumas salas de aula. 
No Oriente o respeito pelos professores é sagrado; entre nós, uma aventura que nunca se sabe como vai acabar. A violência nas nossas escolas é caso de polícia. Sem qualidade no ensino o futuro de uma nação está seriamente comprometido.
Parabéns à professora Di Blasio, pela sua coragem em continuar a ser quem é: docente e educadora. Após a agressão, ela teria dito: Nós falhamos na educação desse menino...
parabéns também aos nossos professores, eles e elas, por não desistir de tamanha missão. Há cicatrizes que nos engrandecem... 
Como você avalia a situação em nossas salas de aula?

Um comentário:

  1. Lamentável ! Por maior que seja a dor física desta professora, a dor moral de se ver uma sociedade improvidente, é muito maior . Urge retomar as rédeas da disciplina , do civismo , do respeito aos nossos mestres .
    A comunidade discente está cada vez mais ousada e insolente . Porém nem tudo está perdido . Vejam o gesto do Matheus um aluno da escola municipal de Bragança Paulista (SP) , que recentemente emocionou toda a comunidade de professores e funcionários , que juntou todo o dinheiro que ganhou de aniversário para pagar a ida do amigo Iago a uma excursão da escola . (publicação no g1.globo.com do dia 30/11/18 ) .

    ResponderExcluir