CELAM eleva sua voz pela Amazônia...


A Presidência do Conselho Episcopal Latino-Americano, CELAM, manifesta a sua preocupação com os incêndios que ocorrem em diferentes partes do mundo, especialmente na Amazônia, cujos efeitos são de natureza global.

Os representantes da Igreja na América Latina e no Caribe exortam homens e mulheres a serem guardiões da criação.

Conscientes dos terríveis incêndios que consomem grande parte da flora e da fauna no Alasca, na Groenlândia, Sibéria, Ilhas Canárias e, em particular, na Amazônia, os Bispos da América Latina e Caribe desejam manifestar a preocupação perante a gravidade desta tragédia, que não é apenas de impacto local ou mesmo regional, mas de proporções planetárias.

A esperança pela proximidade do Sínodo Amazônico, convocado pelo Papa Francisco, está agora manchada pela dor desta tragédia natural. Aos irmãos povos indígenas que habitam este amado território, expressamos toda a nossa proximidade e unimos a nossa voz à sua para clamar ao mundo por solidariedade e chamar a atenção para acabar com esta devastação.

Já o Instrumento de Trabalho do Sínodo adverte profeticamente: Na selva amazônica, de vital importância para o planeta, se desencadeou uma profunda crise por causa de uma prolongada intervenção humana, onde predomina uma "cultura do descarte e uma mentalidade extrativistaA Amazônia é uma região com uma rica biodiversidade, é multiétnica, pluricultural e plurirreligiosa, espelho de toda a humanidade que, em defesa da vida, exige mudanças estruturais e pessoais de todos os seres humanos, dos Estados e da Igreja. Esta realidade vai além do âmbito estritamente eclesial amazônico, porque se focaliza na Igreja presente em todo o mundo e também no futuro de todo o planeta(Instrumentum laboris para o Sínodo da Amazônia).

A nota dos bispos latino-americanos exorta os governos dos países amazônicos, especialmente do Brasil e da Bolívia, às Nações Unidas e à comunidade internacional a tomarem medidas sérias para salvar o pulmão do mundo. O que acontece com a Amazônia, não é apenas uma questão local, mas global. Se a Amazônia sofre, o mundo sofre.

Recordando as palavras do Papa Francisco, gostaríamos de "pedir, por favor, a todos aqueles que ocupam cargos de responsabilidade nos âmbitos econômico, político e social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: [que] sejamos guardiães da criação, do projeto de Deus inscrito na natureza, guardiães do outro, do ambiente; não deixemos que os sinais de destruição e de morte acompanhem o caminho deste nosso mundo" (Homilia no início do ministério Petrino, 19 de março de 2013).

A declaração é assinada pelo presidente do CELAM, Dom Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo, Peru; pelo primeiro vice-presidentearcebispo de São Paulo, Brasil, cardeal Odilo Pedro Scherer; pelo segundo vice-presidente, arcebispo de Manágua, Nicarágua, cardeal Leopoldo José Brenes Solórzano; pelo presidente do Conselho de Assuntos Econômicos, arcebispo de Monterrey, México, Dom Rogelio Cabrera López; e pelo secretário-geral, bispo-auxiliar de Cali, Colômbia, Dom Juan Carlos Cárdenas Toro.

Divulguemos e protejamos...


Um comentário:

  1. A Amazônia não é o "pulmão do mundo". Esse é um jargão obsoleto e cientificamente incorreto. As algas marinhas geram mais oxigênio do que a Amazônia inteira. Uma rápida pesquisa no Google mostra isso.

    Dados da NASA mostram que o incêndio atual está na média da região para essa época do ano. Portanto, não se trata de uma "tragédia", mas de um fenômeno recorrente na região.

    A questão é de soberania, crescimento da economia e tomada de mercado. O que a União europeia está fazendo é puro protecionismo, com ONG's bancadas com dinheiro europeu para manter o Brasil colônia. Eles fizeram a mesma coisa antes, acusando o Presidente Lula de desmatar a Amazônia.

    Portanto, a nota dos bispos está cheia de erros científicos e é anacrônica. Como divulgar uma nota cheia de erros básicos de ciência?
    Qual será a intenção?

    Deixo abaixo, links comprovando tudo o que escrevi acima:

    Pulmão do mundo? - https://super.abril.com.br/ciencia/a-amazonia-nao-e-o-pulmao-do-mundo/

    NASA afirma que incêndios estão na média - https://istoe.com.br/nasa-incendios-estao-na-media/

    ONG acusa Presidente Lula de desmatar a Amazônia - https://oglobo.globo.com/sociedade/ciencia/ong-acusa-governo-lula-de-financiar-desmatamento-na-amazonia-3199131

    Produtores Europeus demandam protecionismo para evitar crescimento do Brasil - https://istoe.com.br/produtores-de-carne-franceses-vivem-panico-por-acordo-ue-mercosul/

    ResponderExcluir