Os opositores do Papa Francisco… (cf. Victor Codina SJ)


Na história da Igreja aconteceram sempre algumas tensões e discrepâncias que ficaram registradas como propostas progressistas e proféticas ou reacionárias e fundamentalistasHoje assistimos mais a esta segunda onda neo-conservadora.

Os mais acadêmicos dos tradicionalistas achacam ao Papa argentino sua teologia latino-americana e proximidade com os pobres, bem diferente do fixissísmo do hemisfério Norte. 

Há uma afirmação clássica de S. Tomás de Aquino quando diferencia a cátedra magisterial, própria dos professores das universidades e a cátedra pastoral, própria dos bispos e pastores da Igreja. Francisco é pastor, e como tal, sua teologia parte da realidade de injustiça, pobreza e destruição da natureza e também da realidade do clericalismo eclesial.

Falando mais claro? O que incomoda aos mais clericais e acomodados é a aproximação do Papa aos pobres e refugiados, sua insistência numa Igreja pobre e dos pobres, e com pastores com cheiro de ovelha, uma Igreja em saída... Molesta que diga que o clericalismo é a lepra da Igreja, e que enumere publicamente 14 tentações da Cúria vaticana (sentir-se imprescindíveis, desejo de pompa e riqueza, e o Alzheimer espiritual...). Alguns monsenhores se sentiram vergonhosamente denunciados!

Os que acusam o Papa de terceiro-mundista e comunista, devemos ainda acrescentar que seus gestos e palavras estão em perfeita continuidade com a tradição profética, bíblica e da doutrina social da Igreja. Francisco desperta alegria em uns e raiva nos outros. Ele não é água com açúcar... 

O Papa Francisco atualizou o mandamento de não matar sendo contra a pena de morte, e defende sempre o valor da vida humana.

Alguns altos dignitários eclesiais europeus acostumados a uma vida fácil (Brandmuller, Muller, Viganò…), disseram que o Instrumentum laboris do próximo Sínodo sobre a Amazônia é herético e panteísta, mas silenciaram a denuncia profética que o Documento preparatório do Sínodo faz contra a destruição extrativista que se comete na Amazônia, causa da pobreza e exclusão dos povos originários, nunca antes tão ameaçados.

A oposição a Francisco é uma resistência ao que o Espírito Santo nos falou no Concílio Vaticano II, e que até agora ficou em banho-maria...


3 comentários:

  1. O Papa Francisco é maior do que qualquer um que o critica...

    ResponderExcluir
  2. Pensamento discordante não ajuda a reflexão?
    Pensamento único é o correto?
    Acho que pensamento crítico não é de todo errado.
    É porque a Igreja é monárquica que não é possível a discordância?
    Estou tão confusa! (M. Duarte)

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo. Vai direto ao ponto... (P. L. Junior)

    ResponderExcluir