15/OUT: Santa Teresa de Jesus (1515-1582)...

Nada te turbe, nada te espante; todo se pasa. 
Dios no se muda, la paciencia todo lo alcanza, 
quien a Dios tiene nada le falta. 
Sólo Dios basta... 

Celebramos hoje uma grande santa religiosa, doutora da Igreja, mística, escritora e fundadora das Carmelitas descalças... Teresa, de ascendência judia,  teve 10 irmãos; perdeu a mãe cedo e, aos 18 anos de idade entrou no convento da Encarnação, em Ávila.

Teve diversos problemas de saúde causados por uma cardiopatia crônica que provocavam dores que a paralisavam e até a faziam desmaiar. Até os 25 anos de idade, viveu sua entrega religiosa superficialmente, até conhecer os jesuítas (1555) e se orientar espiritualmente com eles. Aos 45 anos de idade, após ter reformado sua vida e viver em profunda intimidade com Deus, iniciou a reforma do Carmelo, buscando maior solidão, pobreza e silêncio.

Em 1559 (com 44 anos de idade!) teve a célebre transverberação”, graça extraordinária, sentindo o seu coração ser traspassado por um dardo que deixando uma dor amorosa, enquanto sua alma era elevada aos níveis mais altos da contemplação. Ela mesma o narra: vi a meu lado um anjo que achava a minha esquerda, em forma humana. Confesso que não estou acostumada a ver tais coisas, exceto em mui raras ocasiões. Ainda que com frequência me aconteça ver anjos, trata-se de visões intelectuais (...) O anjo era de baixa estatura e muito formoso; seu rosto ardia como se fosse um dos anjos mais altos que são todos de fogo. Devia ser dos que chamamos querubins... levava na mão um dardo de ouro, cuja ponta parecia uma brasa acesa. Parecia-me que em alguns momentos o afundava em meu coração e me traspassava as entranhas e, quando o tirava, parecia que se me escapavam as entranhas e me sentia arder no mais grande amor de Deus... (Vida de Santa Teresa, 39)

Visitando anos atrás Alba de Tormes/Espanha, com meu irmão cardiologista, pudemos ver o coração da madre, num belo relicário… Eu disse baixinho para meu irmão:
- Olha! Mais de 400 anos e o coração ainda guarda as marcas daquela “transverberação!” Impressionante!... Meu irmão, pouco religioso e para me chatear disse:
- Ela teve um infarto!

Transverberação, infarto... Aquelas palavras em vez de me abalar, iluminaram ainda mais a minha fé, pois a nossa santa fizera uma experiencia mística sentido um ataque cardíaco. Eu, que já passei por 5 anginas de peito e uma cirurgia do coração com um cirurgião (meu anjo?) cortando-o com um belo dardo (bisturi!), não experimentei tamanho êxtase! Oh! Que santa inveja!

Teresa fundou mais de 17 Carmelos reformados.

O Pe. Francisco de Ribera, jesuíta e confessor de Teresa, deixou-nos um retrato expressivo da Santa: Era de muito boa estatura e, em sua mocidade, formosa, e ainda depois de velha mantinha uma boa aparência: corpo vultoso e muito branco, o rosto redondo e cheio, de bom tamanho e proporção; tez branca e encarnada, e quando estava em oração se lhe encendia e ficava formosíssima; cabelos negros e crespos, a fronte larga, igual e formosa; as sombracelhas grandes e grossas, não muito em arco, mas planas; olhos negros e redondos, vivos e graciosos, que em sorrindo, sorriam todo e mostravam alegria; nariz pequeno e não muito levantado, com a ponta arredondada e um pouco inclinado para baixo; boca nem grande nem pequena; dentes muito bons; mãos pequenas e muito lindas...

Teresa foi de Jesus e Jesus de Teresa! Que ela nos ajude a encontrar sempre a Deus. 



11 comentários:

  1. Eu me pergunto como ser santo hoje...

    ResponderExcluir
  2. Que bom saber um pouco mais sobre a santa de mina predilecao.
    Obrigada
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante. Obrigado (pela publicação).

    ResponderExcluir
  4. Que bonito, Pe. Ramón. Que jeito bom de fechar este dia, vê-lo falar/escrever com tanto amor a Teresa!
    Dizia a seráfica Madre que as experiências místicas aconteciam a ela por ser ruim, cabeça dura... Ela necessitava delas, diferentemente daqueles que são bons, obedientes e amantes de Deus sem elas.
    Creio que ela está certa. Que tem razão.
    Deus lhe abençoe, Pe. Ramón.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Que lindo texto. Sou devota de Sta Teresa e fui educada em colégio inaciano, para mim as duas Ordens andam lado a lado, em paralelo mas também em complemento. Muito de Inacio rm Teresa, muito de Teresa em Inacio, e muito da Trindade nos dois... C.F.M

    ResponderExcluir
  6. Olá, padre
    Procuro ser fiel aos dons recebidos porque tenho um Administrador Fiel... a Graça nunca nos falta...
    Abraços fraternos

    ResponderExcluir
  7. Doutora da Igreja. Seus escritos são maravilhosos!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns padre, ótimo Texto! Não podia ser melhor

    Heitor

    ResponderExcluir
  9. Amei esse olhar novo: de um infarto Teresa fez, com a graça de Deus, uma profundíssima experiência mística. Belo texto.

    ResponderExcluir
  10. Salve Maria,Querido Pe.Ramon Cigõna,SJ.
    Sempre que leio algo sobre o Carmelo ,meu coração bate forte.
    Sinto que o Carmelo é muito abençoado.
    Em SP,no ano de 2001 tive a grande felicidade de ter contato com os Carmelitas Descalços,na Igreja Santa Teresinha,em Higienópolis(SP).Ali naquela Igreja senti realmente a humildade das Carmelitas,a Bondade nos Freis,Frei Patrício Sciadini,OCD e o Frei Rubens Sevilha,OCD(Hoje Bispo,Dom Rubens Sevilha).
    Frei Patrício Sciadini,OCD falava-nos com Amor em suas homilias dessa grande e Amada Santa Teresa de Jesus.
    Comecei a sentir cada vez mais atraída por aquela Igreja,que para mim,foi um local de muitas bênçãos,onde pude começar um voluntariado lá.,como dentista e ajudando no Sopão,com os moradores de rua.
    Desde essa época,rezo sempre para Nossa Senhora do Carmo.
    Emocionei ao ler seu artigo,Pe.Ramon,SJ,pois sinto tanto Amor,mas tanto Amor por Jesus!!!!que identifiquei-me com o Carmelo.Mas tenho tantos defeitos.....Continuo rezando meu terço diàriamente,contemplando e peço sempre a Deus que me corrija,pois já errei muito....e sempre que rezo,penso:Quero ser cada dia melhor!!!não quero pecar.
    Ler isso de Santa Teresa de Jesus é lindo!!!!Quando li,contemplei....Como a Santa Teresa de Jesus foi agraciada!
    Rezemos!!!Peçamos à Nossa Senhora essa GRAÇA Mística!!!

    ResponderExcluir