A velha Cúria Vaticana tem medo do caminho Sinodal...



Faz séculos que a Cúria Romana está acostumada a mandar e desmandar  nas igrejas locais, a partir de leis vetustamente interpretadas por ela mesma.
  
O Papa Francisco, querendo romper com o modelo `primacial´ dos senhores feudais, onde uma pessoa decide tudo, está querendo introduzir o modelo `sinodal´, mais evangélico, fraterno e democrático: bispos em comum-união decidem os melhores caminhos pastorais para a sua região ou país. 
Atualmente, os bispos católicos da Alemanha decidiram fazer um caminho sinodal, junto com outras lideranças leigas. Nos temas a serem discernidos entraram assuntos candentes: moral sexual, empoderamento da mulher na igreja, comunhão de luteranos casados com católicos, celibato opcional para os presbíteros, etc. D. Marc Ouellet (*1944), prefeito da Congregação para os Bispos, advertiu por carta que episcopado alemão estava tomando um caminho “eclesiasticamente perigoso e inválido”. É a mentalidade antiga da Cúria Romana: Ela sabe, ela decide. cardeal Reinhard Marx, presidente da Conferência do episcopado alemão, e também membro do C9 (grupo consultivo do Papa), falou diretamente com o Papa Francisco, e disse que continuarão com o Sínodo alemão: Roma não colocou nenhum Stop ao nosso caminho sinodal. É a nova mentalidade Sinodal.

Estar em comunhão entre si e com o Papa, buscando novos caminhos pastorais, é a nova proposta dos bispos para o futuro.


Um comentário:

  1. A "nova cúria de Roma" pedia diálogo antes quando difamava papados como o de São João Paulo II e Bento XVI, agora só querem tratorar... o diálogo é coisa do passado. Por que não convidaram pessoas com ideias divergentes pro Sínodo? Só tem quem pensa igual! Essa é a "nova mentalidade Sinodal": forjar unanimidade de pauta já decidida por poucos!
    Cada vez menos as pessoas compram esse papinho de quem sempre trabalhou pela divisão da Igreja em nome de suas ideologias.
    Se o padre ouvisse o que os fiéis realmente ... não tem ouvidos, só quer falar

    ResponderExcluir