13/NOV: Santo Estanislau Kostka (1550-1568), padroeiro dos noviços jesuítas...


Ainda estudante, em Viena no ano de 1565, Estanislau ficou seriamente doente e, durante seu sofrimento, teve uma visão de Nossa Senhora, lhe entregando Jesus menino no colo. A experiência mística foi interpretada por ele como um sinal para que ingressasse na Companhia de Jesus.
Após a decisão tomada, recuperou-se e foi ao encontro do Padre Provincial da Polônia que não o aceitou na Companhia sem a aprovação dos pais. Determinado, Estanislau vestiu roupas humildes e caminhou até Alemanha, onde o Provincial Pedro Canísio aceitou o jovem e o encaminhou para Roma (Itália), onde começou seu noviciado como jesuíta.
Em 1568, novamente adoece, e teve outra experiência mística: Na festa da Assunção de Nossa Senhora, viu Maria cercada por anjos, se aproximar dele para levá-lo ao Céu. Faleceu após a visão.
Também vocês são impelidos pelo amor de Cristo e fortalecidos por sua graça. Sejam corajosos! O mundo tem necessidade da sua liberdade de espírito, de seu olhar confiante para o futuro, da sua sede de verdade, de bondade e de beleza... (Papa Francisco)

Santo Estanislau Kostka abençoai todos os nossos noviços...


Um comentário: