Foto polêmica?...


Dias atrás, 15/NOV, participei de um casamento `umbandista´ no mosteiro de Itaici. Esse fato, foi parar logo nas redes sociais locais provocando uma avalanche de comentários: a maioria aprovando, uns poucos criticando.

Dou a versão dos fatos: 

O casamento foi realizado pelo `sacerdote´ umbandista Cristiano Costa, com grande maestria e muita dignidade. Após os cantos ao som dos atabaques, os noivos, descalços, prometeram caminhar juntos, e cuidar um do outro. 

A celebração, marcada para as 9h30 da manhã, atrasou por causa da chuva, e o que deveria ser realizado no pátio interno da grande árvore, passou para um simples corredor. E começou com a invocação da Santíssima trindade: “Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo...”, seguida do Pai-Nosso e uma Ave-Maria... 

As críticas de alguns versou sobre dois assuntos: 
1.    Como um lugar católico permitiu um culto de outra denominação?
2.  Como um padre católico e um pastor protestante batista podem participar desse culto rezando brevemente sobre os esposos?

Evidentemente, os comentários positivos foram quase unânimes destacando o culto ao mesmo Deus e a fraternidade entre as religiões.

E você, o que pensa?        

Não existe alternativa: ou construímos o futuro juntos, ou não haverá futuro. (Papa Francisco)

5 comentários:

  1. Parabéns Padre Ramon por aceitar e respeitar a diversidade!Se todos fossem desprovidos de preconceitos e aceitassem a pluralidade de crenças o mundo seria melhor e mais justo. Afinal, porque eu teria de achar que a minha religião ou crença é melhor do que qualquer outra? O amor e respeito ao próximo, bem como a aceitação das diferenças individuais é o que conta perante o meu Deus ou para o Deus de qualquer ser deste planeta.

    ResponderExcluir
  2. Triste iniciativa esta do "casamento" postado na internet. O senhor não está ajudando em nada ao processo de aproximação dos crentes - "um só Pastor e um só rebanho" - o senhor parece que está se exibindo. Um bom jesuíta seria mais sério e prudente, como recomenda Sto. Inácio. Lamentável... (E.B)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Permita discordar, respeitosamente... o Padre Ramón como grande formador de várias gerações nos Jesuitas, e também como eminente "teólogo" tem o "dever" de refletir e experienciar essas situações, que são "fronteiras" em nossa Igreja... Contribuindo para o avanço da Teologia Moral, Dogmática, Pneumatológica etc. próprio daqueles que se dedicam a tal fim... "NÃO TENHAIS MEDO! Papa João Paulo II

      Excluir
  3. CARO AMIGO PARABÉNS! Respeito e coragem comportamento típico do verdadeiro CRISTÃO! (Alfredo)

    ResponderExcluir