Reações primeiras à Exortação Apostólica: Querida Amazônia...


  • tristeza em amplos setores da Igreja Católica mais comprometida e evangélica. Entre outras coisas, porque as expectativas eram altas e, consequentemente, maior decepção. 
  • Bento XVI, com seu último livro junto com o cardeal Sarah, contribuiu decisivamente para o golpe de graça na possível decisão papal.
  • Bergoglio não se atreveu a aprovar nenhuma exceção mínima ao celibato, porque talvez ele considere que a instituição eclesial ainda não está pronta para isso.
  • A permanência do celibato obrigatório continua a consagrar o clericalismo, um dos grandes males da Igreja, contra o qual Francisco luta incessantemente.
  • Com sua decisão, Francisco reforça, sem querer, o pólo rigorista, que esfrega as mãos, pede vitória e se convence de que tem poder e sabe exercer pressão.
  • Nossa crítica à decisão papal não significa que vamos parar de apoiar Francisco e suas reformas. Continuaremos ao seu lado a qualquer custo.
  • Se as portas não se abriram também não se fecharam...
  • Foi uma decisão política para manter a unidade da Igreja, mas não era o que se esperava.
  • Ter um `Papa emérito´ no Vaticano é uma barbaridade funcional e teológica. Teria que ser bispo emérito de Roma e vivendo fora de Roma... 
E você o que pensa?  


9 comentários:

  1. A ideologia é superior a tudo, não é mesmo?
    Como a esquerda não conseguiu o que queria, agora ataca ferozmente DOIS papas: o atual e o emérito.

    Os "donos da verdade" foram derrotados em mais essa batalha. O circo do sínodo da Amazônia segue, mas sem a força de outrora.

    Como não ver a ação do Espírito Santo em tudo isso?

    Obrigado, Senhor.

    ResponderExcluir
  2. Deixa ver se eu entendi: Acolher gays, comunistas e idólatras de pacha mama, pode.

    Acolher um homem velho, que deu sua vida pela Igreja e pelo Reino de Deus e que é Papa emérito... Não pode?

    Que cristianismo seletivo é esse?

    ResponderExcluir
  3. Padre Ramon já te disse... Para de chorar e morra em paz kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Sarah, Burke e os setores tradicionalistas (bem diferente do que seja Tradição, que é em última instância Jesus Cristo, os apóstolos e o Evangelho), venceram essa queda de braço. Você tem razão, Bento precisava se afastar - conforme ele mesmo disse quando da renúncia - Pena que esteja se passando por mentiroso ao atuar nos bastidores (algumas vezes nem tanto sutil) contra o aggiornamento de Francisco. Sinto-me frustrado e triste. Como faria Inácio, melhor ir rezar... Uma certeza: não verei nesse mundo os viri probati e muito menos as mulheres diaconisas. Enquanto isto os povos da Amazônia continuam abandonados... Importa que Deus é bom e o Espírito continua a soprar, apesar das nossas tentativas de engaiolá-lo... (Fernando C)

    ResponderExcluir
  5. querido amigo!!!! Penso que a vontade de Francisco era de escancarar a Amazônia para novas missões, novas formas de atendimento religioso, mas penso que a questão da unidade da Igreja pesou muito nesse momento! Mas pensemos que o Sínodo, as discussões, as reflexões já foram um grande avanço e com certeza surtirão efeitos!!! Ai agora penso: as paróquias com seus parocos deveriam fazer rodizio nas regiões Amazônicas para atender os fiéis, principalmente aqueles que defenderam tanto a Tradição e os valores do Celibato!!!! Suas reflexões sempre são sensacionais!!! grande abraço... (Dagas VT)

    ResponderExcluir
  6. Expectativa é bom. Mas o melhor é esperar em Deus.

    Também me entristeço. Sei que a Igreja pode avançar mais, pois sempre esteve sob a guarda da Graça de Deus. Embora, como o senhor disse nos tópicos, fossem grandes as expectativas de muitos proporcionalmente o baixar os olhos de hoje. Havia também em mim uma esperança, mas bem lá no fundo... vendo o histórico das últimas Exortações Apostólicas pós-sinodais de Francisco o que hoje recebemos em mãos não é novo: após tamanhas discussões no sínodo da Família (entre acolhida dos cristãos de afeto a iguais ou mistos, problemas familiares, aceitação à Mesa da Eucaristia aos casados em novas bodas...) o que houve de novo na Amoris Laetitia?; com a turbulência vertiginosa da vida juvenil que se estende desde o 'Irã aos Estados Unidos, da Rússia à Antártida, 'não povoada', quais passos efetivos a Igreja deu para caminhar junto à Juventude na Christus Vivit?... Para não dizer que não encontro nada de novo e surpreendente após a publicação da Carta Encíclica Laudato Si e da desconhecida (propositalmente?) Lumen Fidei, sobre a fé.
    Enfim, o problema que vejo é que com um papa no repouso da estrutura aquele que nela está nunca foi de fato o timoneiro do barco, visto os ventos que o impedem desde sempre de fazer ao largo. Porém, se Ex Catedra, não o faça, suas palavras, gestos e ações apontam para um caminho muito mais longe que o traço de sua caneta com a qual assina.

    Nisto exponho, não sou contra dois Papas (por falar nisto assistam ao filme com tal nome - vale muito a pena). Mas é necessário unidade. E Aqui não me refiro só à comunhão, mas ao número. Dois 'titulares' ativo e/ou inativo externamente aparenta disputa por lugar de voz e vez, mesmo quando alguém diga que renuncia ou rejeita algo, visto que aquele que vem em Nome do Senhor age com sua Tutela. E aquele que deixou, perdeu a Tutela de quem também o enviou, deixou de ter gostos, preferências e métodos de crer, orar e ensinar?

    Não nos cabe, assim penso, julgar os estados pessoais e pólos de discussão, mas a realidade é visível. Cada um a seu tempo fez e agiu conforme estava a Figueira. Cada um colheu ou ainda cuida para que venha novos figos. Mas não podemos escolher as frutas antes de a muda criar raízes, florescer e frutificar.

    Talvez o mais radical de tudo, seja a Exortação Apostólica pós-sinodal chamar-se "QUERIDA AMAZÔNIA", assim, em português mesmo; em todo mundo, e não latim como desde os primórdios. Será que mudou algo em na cidade eterna de Roma? Aguardando alguém me ajudar nesta.

    ResponderExcluir
  7. A exportação apostólica do Papa Francisco rechaçou o sínodo da Amazônia. Anos e anos de trabalho ideológico foram solenemente ignorados:

    Padres casados
    Mulheres ordenadas ao diaconato
    Mulheres ordenadas ao sacerdócio
    Pecado ecológico
    Internacionalização da Amazônia
    Rito amazônico próprio

    O Papa disse não a todos esses pontos. Reuniões, viagens, palestras, pacto das catacumbas, marchas... Tudo isso foi jogado no lixo.

    Resta obedecer ao Papa Francisco, sumo pontífice, já que a exortação "Querida Amazônia" torna-se Magistério ao ser publicada na Acta apostolicae sedis.

    É isso. Acabou.

    ResponderExcluir
  8. Meu amigo! Não entendo sua `alegria´ agressiva, pois a Exortação diz que o Documento final do Sínodo deve ser lido e implementado segundo as necessidades. Aqui não tem vencedores nem vencidos, mas o bem melhor dessa imensa região amazônica, para viver sua fé católica... Deus converta o nosso coração! (Ramón Cigoña SJ)

    ResponderExcluir