Samba enredo da Mangueira: A verdade vos libertará... (cf. Pe. Geraldo Natalino/Rio)


Como religioso católico, acolho a notícia do samba enredo da Mangueira para o carnaval/2020 como uma provocação às igrejas cristãs amordaçadas neste momento dramático e trágico na história do Brasil. O enredo da Mangueira de 2020: A VERDADE VOS FARÁ LIVRES é um desafio aos que se dizem cristãos!
“profecia externa” é quando a sociedade profetiza na defesa da vida. Pessoas e grupos podem, as vezes com mais coragem do que os que se dizem seguidores ou seguidoras de Jesus, viver e lutar por um mundo de amor, justiça, igualdade, democracia e paz.
Recebo o enredo da Mangueira como “profecia externa”. O último pleito eleitoral revelou setores cristãos (católicos e evangélicos) despudoradamente aliados à grupos políticos promotores da violência e da matança dos pobres e indefesos. Cristãos se fizeram coniventes da violência e da miséria. 
De que lado estão os cristãos: do lado das vítimas ou dos carrascos? A Bíblia está repleta da denúncia acerca de profetas que se venderam e se calaram diante das atrocidades da história. O próprio Jesus aventou a possibilidade de, em face do silenciamento dos profetas, as pedras se pronunciarem na defesa da vida. Então, vemos um samba sensível ante a dor dos pobres e segregados (indígenas, negros, mulheres, gays, terreiros etc..), e mais próxima do Jesus dos Evangelhos
O termo “Evangelho” quer dizer notícia feliz, oportuna e significante… É razoável pensar que o que interessa às vítimas seja diametralmente oposto ao que interessa aos verdugos; a notícia oportuna a senzala não é a mesma desejada pela casa grande. Considerando que Jesus não é propriedade privada de nenhuma igreja e que o Espirito Santo é livre e, por isso, fala onde quer e como quer, é possível pensar num Deus falando na Sapucaí, infelizmente, as vezes de forma mais potente do que nas igrejas.
Praza a Deus, o discurso da Mangueira consiga, na potência evangélica do samba, acordar a Casa Grande de seus sonos injustos! A Verdade que liberta o oprimido, ao mesmo tempo, desnuda e denuncia as mentiras do opressor!
Desejo, pois, que nos convertamos do olhar preconceituoso e racista. Se as “pedras” podem profetizar, por que o samba não pode? 
A Verde e Rosa será a terceira escola a entrar na avenida no dia 23/FEV, por volta das 23h45. E eu vou torcer por ela!


Para entender a polêmica levantada CLIQUE AQUI

Para escutar o samba CLIQUE AQUI



5 comentários:

  1. A política é o verdadeiro senhor dos que apoiam as ofensas a Cristo!
    As máscaras não são mais vestidas, ninguém mais tenta disfarçar quem realmente são, a quem servem.

    O desfile do inferno na Terra apoiado por padres: em seu desvio de caráter e fé, os peitos nus, sensualização extrema e ofensa ao sacrifício de Jesus se unem como símbolo de "diálogo".

    Voltem pra sacristia, convertam-se ó sacerdotes servidores do mal, condenam a si e aos outros, por isso serão julgados mais duramente, tanto sabem, tanto tiveram, mas preferem o desvio.

    A justiça não é a de Dias Toffoli, Barroso, Gilmar Mendes, a Justiça que importa aguarda a todos nós.

    Convertam-se!!!

    ResponderExcluir
  2. "Profecia externa" já foi um povo gritando: "Crucifica-o"!

    ResponderExcluir
  3. Ofensa a Cristo é ver e apoiar os grandes poderes que oprimem, escravizam, matam os mais fracos.
    Os tambores falam hoje: pecado é ser indiferente diante da injustiça.
    Gostaria de poder ir à Sapucai e unir minha voz a esse grito.

    ResponderExcluir