OS NEFILINS: “FILHOS DE DEUS” CORROMPIDOS...



Os “filhos de Deus” (Nefilins), Gn 6,2, são anjos corrompidos que tiveram intercurso sexual com as “filhas dos homens”, e geraram gigantes, pessoas monstruosas, violentas e poderosas que causaram muita maldade, e a queda de outros muitos e mitos. Essa é a interpretação mais comum desse texto antigo e misterioso do livro do Gênese.

É muito bizarra essa ideia de “anjos corrompidos” gerando pessoas monstruosas, e poderosas manipulando outros. Parece uma imagem psicodélica produzida por uma mente alterada. Mas, se olharmos o nosso panorama político o que mais encontramos é a corrupção por toda parte e em benefício próprio. Pessoas poderosas pensando só em si mesmas e criando um inferno ao seu redor.

Corruptio optimi pessimaÉ péssima a corrupção dos melhores! Diziam os antigos.

A luta entre o bem e o mal, a graça e o pecado, o Espírito e a carne é antiga e continua. A maldade nos habita, mas também o bem. Noé simboliza o grupo dos melhores, daqueles que viveram e vivem abertos para Deus, ajudando os demais. E eles formam a Arca, imagem da Igreja, que nos salva dos dilúvios da vida.

Levanta-te, vamos daqui. O inimigo te expulsou da terra do paraíso; eu, porém, não te coloco no paraíso, mas no caminho dele. O inimigo afastou de ti a árvore da vida; eu, porém, que sou a vida, estou agora junto de ti. Constituí anjos que, como servos, te guardassem, e ordeno a eles que te cuidem como filho meu e irmão de todos... Vai, e não peques mais!

Ser um anjo alado pode ser até bonito e interessante, mas o que nos salva não é a fantasia que temos, mas a fé em Jesus e o amor que nos habita e se transborda em ações de vida para os demais.

Peça a Deus ser uma pessoa decente, discípulo de Jesus, de carne e osso, e não apenas um ser alado bonito e maldoso. 

0 comments:

Postar um comentário