Cardeais que poderiam logo ‘ser aposentados’...


A reforma da Cúria Vaticana está por finalizar. Após quase 8 anos de pontificado, o Papa Francisco terminaria uma das tarefas mais importantes que os cardeais pediram ao futuro sucessor de Bento XVI, pouco antes da eleição de Bergoglio.

Nova Cúria e novos responsáveis das diferentes Congregações, e estruturas vaticanas. Alguns que já cumpriram os 75 nos de idade, quando devem presentar automaticamente sua renúncia ao Papa. O tradicionalista africano cardeal Robert Sarah, do Culto divino e sacramentos, é um deles. 
Outro posto, oficiosamente vacante, é o do Mons. Georg Gänswein, secretario de Bento XVI, e prefeito da Casa Pontifícia. Outro que tem os dias contados, apesar de ter feito um trabalho excelente, é o cardeal Lorenzo Baldisseri, que cumprirá logo 80 anos, secretario do Sínodo dos Bispos. O Papa já nomeou o maltês Mario Grech, de 63 anos, pro-secretario Geral.
Outro que tem os dias contados é o cardeal Beniamino Stella, prefeito da Congregação para o Clero, responsável pelos 414.000 sacerdotes no mundo. Esse cardeal jamais dirigiu uma paroquia, pois sempre esteve no mundo diplomático. O purpurado cumprirá 80 anos em AGO/2021.
Na Educação Católica está o cardeal Giuseppe Versaldi, de 77 anos, outro que deverá deixar o cargo. O argentino Leonardo Sandri, que logo fará 77 anos, prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, também é outro candidato para se aposentar.
Outro? Cardeal canadense Marc Ouellet, 76 anos, encarregado da Congregação dos bispos.
O cardeal Ladaria, 76 anos, jesuíta, está a frente da Congregação da Doutrina da Fé. Outros cardeais que poderiam ser aposentados? O cardeal Ravasi, 78 anos, no Pontifício Conselho para a Cultura; o cardeal Bertello, de 77 anos, Governador da Cidade do Vaticano e Angelo Comastri, 77 anos, arcipreste da Basílica de São Pedro.
Logo saberemos as decisões do Papa Francisco, para substituir estas eminências, e que poderão ser cardeais ou não. 
Vai ser um verdadeiro tsunami eclesial.

0 comments:

Postar um comentário