O mito de Sísifo nos dias de hoje...

A inércia é meu ato principal... (M. de Barros)

Vivemos tempos absurdos, onde loucos ganham eleições e a vida de muitos depende do bom ou mau humor dos que nos governam. A humanidade foi escravizada pelo poder e o dinheiro. E nem percebemos!
Pensei em Albert Camus (1913-1960), filósofo e escritor francês, que diante do absurdo experimentado e vivido escrevia sobre o "Mito de Sísifo", para provocar nossa consciência condicionada e adormecida.
A maior parte das pessoas trabalha como doidos, fazendo repetidamente as mesmas coisas e não conseguem sair do pequeno espaço vital que a história lhes concedeu. O rico não perde suas posses nem o pobre consegue abandonar sua "casta social', e isso por gerações... e pensamos que somos felizes?  
Sísifo desafiou os deuses, mas quando capturado sofreu uma punição para toda eternidade. Ele devia subir uma grande pedra até o topo de uma montanha, mas quando estava para consegui-lo, a pedra rolava ladeira abaixo... E sempre começava de novo na esperança de o conseguir... Sísifo foi condenado a uma tarefa absurda e sem sentido pelo resto da vidaDaí, a expressão "é um trabalho de Sísifo", empregada para denotar tarefas repetitivas e fadadas ao fracasso.
E na Igreja acontece algo parecido: Nunca consegue sair do atoleiro em que a história a colocou... É como um elefante que mexeu a pata ou a orelha, mas não sai nunca do mesmo lugar.

Às vezes penso que o nosso sistema político-econõmico mundial não nos permite viver de uma outra forma.

Confesso que hoje estou meio pessimista...

E você gostaria de acrescentar outros pensamentos?


3 comentários:

  1. Sim, os tempos são péssimos. Imagine como reagiria Santo Inácio de Loyola ao ver seus "filhos" em defesa obstinada da sodomia??!!

    ResponderExcluir
  2. E qual a mudança politico econômico? Seria similar àquela que tentaram na Espanha na década de 30? Aquela mesma que massacrou 12 bispos e milhares de padres e religiosos, e violentou inúmeras freiras? Nada disso foi loucura??Loucura é querer defender a família, as crianças e os indefesos??! E a foto da Execução do Sagrado Coração? Por que que o senhor não compartilha conosco? Não foi um ato insano? Não seja pessimista! E a esperança como virtude teologal?? Nada que um bom rosário e horas canônicas não resolvam!!! Ou isso seria loucura???

    ResponderExcluir
  3. Pessimismo é sinal de necessidade de conversão. Volte seus olhos para o que é essencial. "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus".
    Você fala de políticos, eleições e "sistema político-econômico". Não me espanta que estejas triste e pessimista! Você é um padre. Pois viva como um. Pare de se encher (e compartilhar) essas porcarias e seja reflexo de Deus.
    Volte seu olhar e ocupe seu tempo com as coisas do alto. Enquanto ainda há tempo...

    “A alegria cristã é o respiro do cristão, um cristão que não é alegre no coração não é um bom cristão. É o respiro, o modo de se expressar do cristão, a alegria. Não é algo que se compra ou que faço com esforço, não: é um fruto do Espírito Santo. Quem faz a alegria no coração é o Espírito Santo”. Papa Francisco em homilia do dia 28/05/2018

    ResponderExcluir