São Romero das Américas (1917-1980)... (cf. Pe. Rengucci, PSSC)


 

Hoje celebramos a memória litúrgica de Santo Oscar Romero, bispo e mártir, que foi assassinado pelas forças da ditadura militar de El Salvador, no ano de 1980. 

 

Santo Oscar foi perseguido constantemente, e ameaçado de morte, nunca deixou de defender e ficar ao lado dos pobres de seu país. Isso colocou toda a elite de El Salvador contra seu arcebispo. No dia 24/MAR/1980, enquanto celebrava a Missa, foi assassinado com um tiro no peito.

 

Sobre ele, diz o Papa Francisco: "O martírio de Monsenhor Romero não foi apenas no momento de sua morte: começou antes, começou com os sofrimentos e as perseguições anteriores à sua morte e continuou depois, porque não bastava que ele fosse morto: ele foi difamado, caluniado, enlameado. Seu martírio continuou também pelas mãos dos seus irmãos no sacerdócio e no episcopado..." (Papa Francisco).

 

Santo Oscar Romero, rogai por nós!

 

Um comentário:

  1. Salve São Oscar Romero pelo nosso continente.Que seu sangue derramado, nos inspire na caminhada cristã anunciando a Boa Nova que liberta e denunciando os sistemas opressores e desumanizados que cada vez mais, oprime e marginaliza. Que nossa Igreja se fortaleça no compromisso do Evangelho e que suscite Pastores com cheiro de ovelhas como diz o Papa Francisco. Que exerçam seu Ministério com amor, fidelidade e acolhimento na perspectiva de uma Igreja sempre em saída.
    Marcelo Russo.

    ResponderExcluir