Algumas perguntas sobre a idade avançada do Papa Francisco…

 


O Papa Francisco logo fará 85 anos de idade (17/DEZ), mas exerceu muito bem todo seu pontificado, como se tivesse menos idade. Seu ritmo de vida foi frenético. Mas nesta última semana, forçosamente, teve que parar para se submeter a uma cirurgia intestinal do colon, o que começou a levantar algumas hipóteses, numa pessoa dessa idade.


O que pode acontecer? Perto dele ninguém fala, mas com certeza muitos se perguntam sobre o futuro... Já se passaram quase 10 anos da idade limite que a Igreja coloca par se aposentar (75 anos), e nestes últimos 100 anos, apenas o Papa Leão XIII chegou a aos 86 anos, exercendo o seu ministério petrino. 


A renuncia do Papa Francisco é uma hipótese cada vez mais próxima, e inevitável, mas se com um `Papa emérito´ já se criou alguma confusão, imagina com dois Papas eméritos? Caso Francisco fosse `bispo emérito´ de Roma seria mais fácil, mas o que fazer com o título que o próprio Bento XVI se deu como `Papa emérito´?... E como vai ficar a reforma da Cúria romana e o controle da corrupção financeira do Vaticano, ambas em andamento?


Outro perigo, seria a burocracia da própria Cúria Romana ansiosa por se defender e ocupar o vazio de poder... 


Certamente, agora, não é o melhor momento para renunciar



0 comentários:

Postar um comentário