Roteiro 10 – Oração Inaciana: o que Deus faz em mim e por meio de mim...

Oração Inicial: Quando os apóstolos tomaram consciência de que Jesus estava vivo, voltaram correndo para Jerusalém. Os discípulos esqueceram cansaço, sono, desânimo e dificuldades, pois era preciso anunciar a Boa Nova: Jesus Ressuscitou! E neles brotava uma nova esperança, um ideal de viver em comunidade e de se colocar a serviço dos outros.
Todos: Por isso, estamos aqui. Fomos escolhidos, amados e chamados por Jesus para sermos seus discípulos, fazendo o Reino acontecer aqui e agora. É fundamental a força do Espírito Santo que nos une; a mística que nos impulsiona e a esperança que nos anima. Pelo Batismo, fomos chamados para sermos servidores do povo e construtores do Reino. Por isso, aqui estamos, Senhor!
Partilhar no grupo as experiências de “silêncio”, feitas nos dias passados.
Leia com fé Lc 5, 12-16 e partilhe, após um tempo de silêncio, o que Deus lhe quer dizer...

Oração Inaciana: Quando orar, devo permanecer quieto sobre um ponto, até me sentir satisfeito, pois não é o muito saber que sacia e satisfaz, mas o sentir e saborear as coisas internamente...
Encontre um lugar silencioso e adequado. Gaste algum tempo se pacificando, tornando-se consciente da presença de Deus. Peça a graça que precisa e depois leia com fé a passagem da Escritura. Tente não pensar, mas deixe o Espírito orar através de você. Pare e saboreie o que tem sentido...
A “Repetição” inaciana.  É um modo importante de se dispor a ouvir melhor o Senhor. É um voltar aos pontos em que se experimentou “maior consolação, desolação ou graça”. Na repetição a desolação torna-se consolação, pois se a desolação indica que o Senhor está tentando se comunicar, pela repetição tomamos consciência de nossa resistência a essa aproximação de Deus.

Quando retornamos aos pontos negativos experimentados, descobrimos que o Senhor superou nossas barreiras e então a desolação se transforma em consolação.

Quando Inácio escreve: “Permanecer quietamente meditando sobre o ponto no qual encontrei o que desejo, sem ansiedade de ir adiante, estando satisfeito” isto é, não somente durante o período de oração, mas também no dia-a-dia de nossa vida. Pela repetição, permitimos o mistério do Senhor tocar os nossos mistérios a níveis profundos.

O que, geralmente, começa como “meditação”, pela repetição poderá se tornar “contemplação”.

Na avaliação, agradeço a Deus pelas graças que me foram concedidas e peço perdão pela minha negligência.

Essa revisão ajuda a perceber melhor a própria experiência interior. Durante o tempo de oração não preciso me monitorar constantemente, para não interferir com o que o Senhor me quer dizer. No período de oração deixo acontecer e depois verei o que o Senhor me quis dizer com isso.
Na avaliação, ajuda anotar alguns pensamentos ocorridos. Essas anotações podem ajudar na partilha da avaliação da oração com o/a orientador/a espiritual.

Para orar: Mt 5, 13-16; 1 Jo 4, 7-19; Ef 3, 14-19; Mt 5, 13-16.

3 comentários:

  1. É tudo muito bonito, interessante e novo pra mim. Gostaria de saber mais sobre como funciona o grupo de Oração Inaciana e como participar ou iniciar em um grupo destes. Que Deus abençoe a todos.

    Ricardo Ozório
    ricardo.ozorio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Padre Ramón, boa tarde!
    Resido em Aracaju, Sergipe. Gostaria de saber se existe algum grupo inaciano de oração ou onde posso começar va ter contato com uma CVX para participar de alguma pré-comunidade ou fazer um retiro.
    Desde já agradeço suas indicações.
    Rosemeri Melo e Souza - rome@ufs.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosemeri! Vc tem em Aracajú a Comunidade Católica dos servos e servas da Ss. Trindade (fone: (79) 3248 0806) que dão os Exercícios Espirituais do modo inaciano. Eles tb podem lhe informar se há alguma CVX na cidade. Deus a abençoe!

      Excluir