08. Maria, mãe e discípula de Jesus...

Estamos aprofundando o significado fundamental de nossa vocação, como inspiração e resposta de fé, dentro das situações concretas da vida de cada um.

Hoje, vamos meditar na vocação de Maria, mãe e discípula de Jesus e ver como ela optou radicalmente por Deus. A vocação de Maria aconteceu no fim da história do Antigo Testamento. Ela, como judia, está enraizada na tradição do povo de Israel, mas ao mesmo tempo abre seu coração e mente para a Boa Nova do Filho. Ela é a primeira discípula!

Todo vocacionado carrega sobre si uma história pessoal e social que pode transformar-se, também, em história de salvação. Como as mariposas são atraídas inevitavelmente pela luz dos holofotes, assim também nós fomos cativados pela pessoa e a proposta do Senhor Jesus!

Nossa Senhora é paradigma, exemplo perfeito, de todas as vocações; ela respondeu generosamente à proposta de Deus. Faça-se em mim a sua Palavra! E, como todo vocacionado, responde ao convite de Deus.

Maria de Nazaré, filha de Joaquim e Ana, foi uma jovem em idade de opção. Quando muitos vizinhos, jovens como ela, eram definidos pelas circunstâncias familiares e sociais, Maria sai do anonimato e decide firmemente fazer a vontade de Deus de uma outra forma. Só com o olho do Espírito, percebemos a vida em profundidade, de uma outra forma, onde tudo é dom e presença de um Deus apaixonado.

O Deus misericordioso que um dia chamou Maria pode, hoje, fazer o mesmo com você. Deus fala de muitas formas, mas geralmente o faz através dos acontecimentos da vida e de pessoas que passam gratuitamente ao nosso lado.

Quando Deus chama, o nosso coração se perturba, mas logo se aquieta. "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu que vos escolhi..." Maria também foi convidada a viver na fé. Sua sensibilidade reage espantada diante da sublime proposta: Salve, cheia de graça, o Senhor está contigo!... Quando Deus se aproxima e entra em nosso ser, tudo fica iluminado, claro e ocupa plenamente nossos espaços psíquicos e emocionais. Por isso, precisamos discernir nossas inspirações e desejos, para responder com generosidade aos seus apelos. E, oxalá possamos também dizer: Eis-me aqui! Que queres que eu faça?

Jesus nos chama para estarmos com ele e na sua companhia; só depois nos envia em missão, para anunciar que Ele vive e nos ama como o Pai. Não temas! Se você foi chamado, ele estará sempre ao seu lado. Para Deus nada é impossível!

Nosso mundo precisa experimentar e perceber mais esta presença libertadora do Senhor nos seus escolhidos

Maria disse SIM à proposta de Deus. Um SIM decidido, como discípula, colocando-se a serviço dos outros, sem nada exigir, sem nada cobrar. E você, como vai responder? Você tem coragem de responder sim e não ao mesmo tempo? Sempre admirei os que, sem nada regatear, se colocaram a serviço dos outros! Hoje, mais do que nunca, o mundo precisa de pessoas generosas e decididas.

Uma pergunta: que tipo de discípulo é você? 

3 comentários:

  1. Maria,primeira discípula.

    Seu texto é simples,direto e inquietante.Perceber Maria na dimensão de discípula foi muito positivo,enriqueceu minha manhã de oração.A coragem e generosidade de Maria mexeu com meus pensamentos e oxalá, que vá para o meu agir.Sandra Márcia

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto!
    Para meditar!...

    ResponderExcluir
  3. Boa noite!

    Como sempre ótimo texto! Vou meditar e claro compartilhar para que mais pessoas tenha a mesma oportunidade que eu.Tenha um ótimo final de semana.abraços
    lucia

    ResponderExcluir