34. Pobreza, castidade e obediência... (Autobiografia de S. Inácio de Loyola)

Só por amor...
Inácio de Loyola encontrou na Universidade de Paris também gente boa. Você já percebeu que cada um encontra o que busca! Neste tempo tratava com mestre Pedro Fabro e com mestre Francisco Xavier, aos quais depois ganhou para o serviço de Deus por meio dos Exercícios. (Autob. 82). Completado o curso de seus estudos de teologia e conquistado os companheiros... (Autob. 84)

Este leigo, Inácio de Loyola, experimentou que Deus o amava e por isso o salvava, mas também o chamava para ser companheiro do seu Filho, e assim ajudar todas as pessoas a encontrarem o próprio sentido da vida. Essa foi sua grande experiência: Deus o tirou da sua vida mundana e o chamava para viver de uma outra forma... Salvando-me, me chamavas; chamando-me, me salvavas!... E um pouco manco, como ficara após a batalha de Pamplona, colocou-se feliz no seguimento de Jesus! Quem disse que não podemos seguir o Senhor mancando um pouco?

Nosso Peregrino aprendeu a se deixar conduzir pela Palavra interior que o interpelava e convidava a viver sempre o "Magis", maior gratuidade e serviço na vivência do Evangelho. Na Universidade encontrou companheiros de diversas regiões (Pedro Fabro, sacerdote francês, Francisco Xavier, Afonso Salmeron, Diego Laynez e Nicolau Bobadilla, espanhóis; Simão Rodrigues, português) e todos, após a experiência dos  Exercícios Espirituais de 30 dias, colocaram suas vidas no seguimento de Jesus e também a serviço dos outros.

Assim, pois, no dia 15 de agosto de 1534, Assunçao de Nossa Senhora, estes jovens universitários fazem voto de castidade e pobreza na capela de Saint-Denis, em Montmartre, para imitar o Senhor Jesus que assim viveu e poder ajudar, onde houver maior necessidade. Sem o saber, estavam fundando a Companhia de Jesus.

Uma pergunta: Quais os sonhos e ideais que você carrega? 

2 comentários:

  1. Ao descobrir a presença da Trindade em mim, passei a ter como sonho, ajudar também, as pessoas descobrirem e experienciarem esta presença que transforma vidas. Luto para ser fiel a esta presenç. Abraços muneide.

    ResponderExcluir
  2. Pedir sempre a graça de me deixar conduzir pela palavra interior refletida e meditada. Obrigada Muneide

    ResponderExcluir