Dicotomias...

Sábio é o que adivinha...
Você já pensou no que faz neste mundo tão caótico e desordenado? Para onde vai?

O tempo que temos é para descobrir quem somos. Quando isso acontece, experimentamos aquela paz, sentido de vida, e deixamos de ser apenas “re-ativos”, transformando-nos em pessoas “pró-ativas”, criativas e originais. Somos passivos?

Por milhares de anos lutamos uns contra os outros, roubando, matando e levando vantagem em tudo, só para não sermos iguais... Será que então a inércia virou nosso ato principal?

Todas as pessoas e em todas as partes do mundo querem só uma coisa: amar e serem amadas. Mas isso não acontece. Queremos, mas não o fazemos. Por quê?

Amar não é fácil. Outro dia escutei de uma mãe seus sentimentos de raiva e rancor, falando do seu filho problemático e adulto. Não somos transparentes e até passamos para trás aqueles que mais deveríamos amar e proteger. Somos contaminados por uma sociedade desumana que quer tirar vantagem em tudo, e quanto mais, melhor! Não é fácil romper com esse estilo que nos envolve desde o dia que nascemos...

Jesus expulsou os cambistas do Templo, pois não admitia que alguns abusassem da ingenuidade dos outros. Hoje vemos esses mesmos "vendilhões" dominando nações e criando crises econômicas internacionais. Vivemos para trabalhar e ganhar um dinheiro que nunca será suficiente...

Dignidade e respeito são valores ultrapassados e que a justiça tenta ainda resgatar. O escândalo do “mensalão” do governo Lula que o diga! Essa ganância de querer sempre mais e dominar deixaram de lado a solidariedade e o amor. Buscar o próprio benefício e não o de todos é mesquinho e degradante. Sem perceber, abandonamos os dogmas e a moral religiosa para cair nos dogmas imorais do poder e da economia!

Onde ficam a luz e o amor, a paz e a verdade? A indignação popular toma conta de muitas cidades gritando por um outro tipo de sociedade. O que fazer? Como mudar o sistema capitalista ecológica e humanamente insustentável? E o autoritarismo insensato de nossa sociedade patriarcal que despersonaliza, exclui e manipula?

Nossa dança perdeu faz tempo o seu ritmo; andamos descalços e perdidos... Como resgatar o amor, já que a fé professada não condiz com a nossa vida? As divisões não são de Deus!

Uma pergunta: O que e como fazer para sermos mais fraternos?

Um comentário:

  1. Tenho por principio que devemos começar toda e qualquer reforma,primeiro por dentro, a partir de nós. Se a nossa sociedade está mal é por que cada um de nós o está. A sociedade somos nos! Se ela não tem valores, critérios, ética, etc e tal, é por que cada um de nós precisa voltar às suas bases, ao que Jesus ensinou, e começcar a vicer dessa forma... Ser fraterno, amar, respeitar... são valores que devemos cultivar. Eu primeiro. E se eu for a única, ficarei feliz, pois pelo menos uma ainda vive os valores que Jesus veio nos ensinar. Luiza Cangussú

    ResponderExcluir