Dia 25/MAR: 450 anos da CVX (Comunidade de Vida Cristã)

Gostar desse momento e dessa emoção tão cheia de mistérios...
A espiritualidade inaciana é fundamentalmente experiência de salvação que se traduz em espontâneo seguimento de Jesus e serviço ao próximo. A moção experimentada na oração se traduz em convite para a missão. A mística inaciana é contemplativa e engajada.

Quando Inácio de Loyola sentiu que Deus o amava sem condições, mesmo com suas incoerências morais e psicológicas, colocou-se em seguida no seu percalço como discípulo. Discípulo que o Senhor logo enviava em missão. A resposta ao amor gratuito experimentado se traduziu em serviço desinteressado aos mais carentes e necessitados. Inácio apenas repetia o que Deus fizera primeiro com ele: Amou-me até o fim!

Quem pratica os Exercícios Espirituais Inacianos experimenta esta dupla vertente: salvação pessoal  e serviço gratuito. Por isso, não é de estranhar que alguns leigos, solteiros ou casados, que fizeram esta experiência se coloquem também a serviço dos outros, na Igreja. A contemplação da pessoa e da proposta do Senhor convida sempre ao seguimento e ao engajamento.

Os primeiros a experimentar este modo e ordem de orar foram alguns jovens de Barcelona que prontamente ficaram ao redor de Inácio de Loyola. Arteaga, Cáceres João e Calixto foram os primeiros, mas depois vieram outros como Maria da Flor e Ana de Benavente... Estas pessoas sentiram que este novo caminho para Deus lhes abria horizontes nunca imaginados.

Hoje, como no tempo de Inácio, também há pessoas que se sentem convidadas a fazer esta experiência entrando profundamente dentro de si e experimentando a iluminação que a santa Palavra propõe. 

A CVX Mundial anuncia um Ano Jubilar pelos 450 anos de caminhada na Igreja; boa oportunidade para agradecer o passado, viver o presente e olhar o futuro com esperença. .

Nos dias 30/JUL a 8/AGO acontecerá a XVIª Assembléia Mundial da CVX no Libano, quando mais de 250 pessoas das mais diversas partes do mundo (70 países!), se reunirão para escolher nova diretoria e marcar profeticamente os rumos destes leigos. Comunidade, espiritualidade e apostolado são fundamentais para estes discípulos e discípulas de Jesus, formados na Espiritualidade de S. Inácio.

A CVX está no Brasil desde o ano de 1976 e dela participam mais de 500 “cevequianos” que se reúnem em pequenos grupos para partilhar a vida e o apostolado.

Os membros da CVX fazem, em algum momento, a experiência fundante dos Exercícios Espirituais em 30 dias seguidos ou por etapas e os situam livre e dinamicamente diante de Deus e dos outros, na Igreja. Para alguns, isso se transforma numa vocação, um modo "inaciano" de viver com outros o Evangelho. Uma comunidade mundial laical e profética com profundo sentido ecumênico.

devoção mariana faz parta da sua história e espiritualidade, pois Nossa Senhora os coloca carinhosamente com o Filho e ao lado dos amigos do Filho, os mais necessitados.

A CVX caminha de mãos dadas com os jesuítas, sem perder com isso a sua autonomia laical. A diversidade de raças e apostolados constituem a grande riqueza desta associação de filhos e filhas da Igreja. Para maiores informações acesse a página WEB: cvx.org.br

Uma pergunta: Você conhece a CVX?

3 comentários:

  1. Obrigado Pe. Ramon por esta bela reflexao. Vou partilhar com a minha comunidade Nacional em argentina. Abraços.. elio.a.guida@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Pe. Ramón,
    Onde posso localizar um grupo CVX próximo na região de Jacarepaguá?
    Obrigado pelos seus comentários e reflexões neste blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo veja com Fernando Cyrino (Fernando Cyrino [fernandocyrino@yahoo.com]) Vice-coordenador nacional e que mora em Niteroi... Deus ajude na sua busca!

      Excluir