Histórias do Papa Francisco: A férula papal quebrada...


Ninguém percebeu, mas as fotos o mostram. O Papa Francisco entrou com a férula papal (báculo em forma de cruz) quebrada. Esse cajado de pastor, para se apoiar e cuidar do seu rebanho, estava unido com uma fita adesiva. 
A férula papal é similar ao báculo usado pelos bispos, diferenciando-se pela parte superior em cruz, no lugar da voluta. A voluta, aquela curva encimada do báculo, significa que o bispo que a usa está em comunhão com o bispo de Roma. 
A férula papal quebrada, quase no início da santa missa no estádio de Sarajevo/Bósnia, talvez está a dizer que a divisão histórica das Igrejas cristãs possa ser recomposta com um pouco mais de amor e criatividade. Como fez o cerimoniário pontifício, já que naquele momento não havia outra férula para substitui-la. Tragam, por favor uma fita adesiva! E as duas partes ficaram unidas. 
Essa pequena “gambiarra” quem sabe está a nos dizer que devemos ser mais rápidos e inventivos no trabalho ecumênico das nossas Igrejas. 

3 comentários:

  1. Papa Francisco, tem conduzido o povo de Deus pelas veredas do diálogo. Vai revelando as riquezas e sensibilidades de cada igreja, isto toca o coração! (Sandra S)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homem iluminado que nos mostra os caminhos da liberdade!!!!

      Excluir
  2. Uma imagem bela e cheia de significado!

    ResponderExcluir