Dia 12/OUT: 85 anos do Cristo Redentor...


A famosa imagem do Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro e cartão de visita do Brasil, foi inaugurada em 12/OUT/1931.

A construção do Cristo movimentou a então capital do Brasil por uma década. A ideia nascera no final do século XIX, de um padre francês que sugeriu à Princesa Isabel que a imagem fosse construída no alto do Corcovado.

Somente na década de 1920, com os 100 anos da independência, o projeto começou a ser realizado pelo arquiteto francês Paul Landowski.

As peças do Cristo foram enviadas de Paris ao Rio de Janeiro: 5 anos de projeto e mais 5 para a execução da obra.

O Cristo Redentor é o símbolo máximo da expressão psicossocial do povo brasileiro. Quando a gente pensa no Cristo, a gente pensa no afeto, no símbolo que é capaz de integrar. Representa o acolhimento cristão, os braços abertos que fazem, de fato, acreditar em um mundo melhor. Braços abertos ao futuro, braços abertos às diferenças, braços abertos ao perdão, ao amor.

Que a Cidade Maravilhosa continue sempre linda sob as bênçãos do nosso Redentor.


Um comentário:

  1. Salve Maria,Querido Amigo Jesuíta Pe.Ramon Cigõna,SJ
    Sempre que vejo foto do Cristo Redentor no alto do Corcovado,lembro-me de uma das homilias de um Querido Amigo Sacerdote Arauto do Evangelho,Pe.Alex Barbosa de Brito,EP,em 2015,que falando também sobre o Cristo Redentor no corcovado e explicando-nos sobre o significado da palavra em latim,"VADES"("Para onde vais") e o COR(de Coração),tive vontade aqui de compartilhar com o senhor,Pe.Ramon,SJ.O Cristo Redentor,de braços abertos para nos acolher,nos abençoar,em cima de uma Córcova,de maneira que nossos corações venham até ELE!!!Somos nós indo em direção ao Cristo Redentor.Para onde vais???Vamos de Encontro ao PAI!!!Sempre com nossos corações abertos,como os braços do PAI.

    ResponderExcluir