A PACIÊNCIA TUDO ALCANÇA... (cf. Pe. Paulo Crozera/Campinas)


Bem dizia minha sábia e humilde bisavó Luisa (Gigia): "Não há problema neste mundo que daqui a cem anos não esteja resolvido!".

Na saudação natalina/2017 aos cardeais, o Papa Francisco apresentou algumas contundentes críticas aos seus "colaboradores" mais próximos, por ter sido um entrave para reformas que ele deseja implementar na velha e viciada Cúria Romana, embora esta conte ainda com gente santa e sábia e que tem apoiado

Dentre muitas coisas ele destacou o dom da "paciência" que é preciso ter para conduzir a bom termo as reformas desejadas. Citou um bispo belga que dizia: "Fazer as reformas em Roma é como limpar a Esfinge do Egito com uma escova de dentes...". E com isso, ele acabou desabafando sobre as dificuldades enfrentadas para empreender a desejada reforma. Falou da "lógica desequilibrada e degenerada de conluios ou de pequenos clubes que realmente representam um câncer que leva à autorreferencialidade, que se infiltra nos organismos eclesiásticos como tais e, de modo particular, nas pessoas que lá trabalham. Mas, quando isto acontece, perde-se a alegria do Evangelho, e a generosidade da nossa consagração"

Depois, teceu outra crítica ainda mais dura aos que colocam entrave às reformas. "Permiti-me aqui uma palavra sobre outro perigo: o dos traidores da confiança ou os que se aproveitam da maternidade da Igreja, isto é, as pessoas que são cuidadosamente selecionadas para dar maior vigor ao corpo e à reforma, mas deixam-se corromper pela ambição ou a vanglória e, quando delicadamente são afastadas, autodeclaram-se mártires do sistema, do 'Papa desinformado', da 'velha guarda'... em vez de recitar o 'mea culpa'. Há outrod que continuam a trabalhar na Cúria e às quais se concede todo o tempo para retomar o caminho certo, com a esperança de que encontrem na paciência da Igreja uma oportunidade para se converter e não para se aproveitar. Isto naturalmente sem esquecer a esmagadora maioria de pessoas fiéis que nela trabalham com louvável empenho, fidelidade, competência, dedicação e também com grande santidade".

Depois de mais de 50 anos do Concílio Vaticano II, ainda tem gente que não digeriu, por exemplo, a reforma litúrgica. Aliás, o próprio prefeito da Congregação para o culto divino, Card. Robert Sarah, tem feito tudo para um retrocesso litúrgico. E, convenhamos, em algumas coisas, corre-se o risco de sair da comunhão de fé, nas questões que são dogmáticas, como é o caso da Constituição sobre a Igreja (Constituição Dogmática Lumen Gentium).

Alguns padres, até jovens de idade, estão literalmente "desenterrando" paramentos antigos que eu conheci, quando menino, esquecidos nos fundos das gavetas da sacristia e que viraram peças de museu.

A Igreja sendo Povo de Deus e Mistério de Comunhão, deverá viver a sua vida litúrgica não centrada em um único personagem (o sacerdote!), mas em uma assembleia toda ela celebrante, sob a presidência de um ministro ordenado.

A participação consciente, ativa e frutuosa de todos os fiéis é um desejo expresso na Constituição sobre a Liturgia (Sacrosanctum Concilium). Estes não tem pudor de criticar o Papa Francisco.

O Papa Francisco deseja uma Igreja poliédrica, renovada pelo Espírito Santo, missionária, servidora, acolhedora, atenta aos mais pobres, marginalizados e excluídos. Uma Igreja de cara para o futuro, sempre fiel ao Evangelho e conservando a sua autêntica Tradição Apostólica. De Cristo evangelizador brota a Igreja evangelizadora.

Ledo engodo daqueles que esperam esse papado passar para que a Igreja retorne ao tempo de Wojtyla e Ratzinger... Esse projeto faliu! E é bom que se apressem, para não terem que entrar humilhados pela porta dos fundos no trem da história. O projeto de Francisco é Evangélico e profundamente coerente com a Tradição da Igreja. "O pior cego é aquele que não quer ver!"




3 comentários:

  1. Parabéns ao autor do texto! É para frente que se anda.

    ResponderExcluir
  2. Aos que se preocupam com o 'trem da história': "Pois todo que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado". Lucas, 18:14

    ResponderExcluir