A coragem de uma enfermeira...




Irena Sendler (1910-2008), enfermeira católica polonesa, conhecida também como "O Anjo do Gueto de Varsóvia", foi uma ativista dos direitos humanos durante a Segunda Guerra Mundial, tendo contribuído para salvar mais de 2.500 vidas ao conseguir que, várias famílias escondessem filhos de judeus no seus lares. Irena também levava alimentos, roupas e medicamentos às pessoas barricadas no gueto, com risco da própria vida. 

Quando Irena caminhava pelas ruas do gueto, levava uma braçadeira com a estrela de David, sinal de solidariedade, e para não chamar a atenção sobre si própria. Irena vivia os tempos da guerra pensando nos tempos de paze por isso não ficou satisfeita só por salvar a vida de inúmeras crianças. 

Em 1939, Irena era assistente social no Departamento de Bem Estar Social de Varsóvia, trabalhava com enfermeiras e organizava espaços de refeição comunitários, para as pessoas mais empobrecidas. 

Presa pelos alemães, esta mulher corajosa suportou a tortura e negou-se a trair seus colaboradores ou as crianças que escondera em diversas famílias. Na prisão, quebraram-lhe os ossos dos pés e das pernas, mas não conseguiram quebrar sua determinação. Condenada à morte, alguém a deixou escapar dizendo-lhe: Corra, corra!

Irena casou e teve dois filhos. Faleceu aos 98 anos de idade.

Em 1965, a organização Yad Vashem (Memorial do Holocausto) de Jerusalem outorgou-lhe o título de Justa entre as Nações e nomeou-a cidadã honorária de Israel.

Irena Sendler foi apresentada como candidata para o prémio Nobel da Paz, pelo governo polaco, mas ganhou o americano Al Gore. 

Em 2008, a CBS produziu o filme O corajoso coração de Irena Sendler que mostra os fatos mais importantes da luta de Irena. A intérprete de Sendler, Anna Paquin, foi indicada ao Globo de Ouro de 2010.

Agora, quando se discute no nosso país a legalização do aborto, seria maravilhoso que surgissem outras pessoas dispostas a salvar vidas inocentes.


Para ver o trailer do filme CLIQUE AQUI


Um comentário:

  1. Pena que alguns políticos inescrupulosos, falsos moralistas, envolvidos em escândalos, acusados de tentativas de estupros, defensores da pena de morte e da redução da maioridade penal estão se dizendo contra o aborto e defensores da família. Penso até que essa matéria está sendo colocada em pauta para esses canalhas tirarem proveito. Hipócritas!!!! Por que não defendem a vida? Por que não se importam com as crianças que morrem por falta dos cuidados básicos???? Por que não se comovem com a situação dos que não tem sequer um teto? Vamos defender a vida, dos que ainda não nasceram, mas dos que já nasceram também. (L.Q)

    ResponderExcluir