31/JUL: Santo Inácio de Loyola (1491 - 1556), fundador da Companhia de Jesus... (I)

Conheça a vida que eu percorri para seguir melhor Jesus...


Conhecer o contexto das pessoas é fundamental para entendê-las por dentro e acolhê-las melhor. Espaço e tempo, geografia e cultura nos configuram. Corpo e alma, emoção e sensibilidade são determinados, muitas vezes, pelo contexto que nos rodeia... Íñigo (primeiro nome de Inácio) López de Loyola não fugiu dessa regra universal. Ele é filho de uma época e região geográfica.

Todos temos raízes na terra em que nascemos. Dela extraímos a vida, mas também o gosto e o desgosto do que sentimos. A história do nosso povo e família, trunfos e fracassos, medos e pecados são como personagens vivos que nos habitam.

O pequeno rio Urola corre límpido, pertinho da Casa-torre dos Loyolas... Macieiras e castanheiros são árvores freqüentes naquela região. Duas montanhas, uma delas majestosa, o Izarraitz, escondem este belo vale, entre as localidades de Azpeitia e Azcoitia. Lá, os Loyolas foram batizados na fé católica e viveram também seus pecados.

Na nossa vida há fatos distorcidos que nos banalizam e descristianizam. O orgulho de raça é um desses desvarios que Íñigo de Loyola carrega.

Nascer num vale significa viver num mundo limitado e ensimesmado. Não é fácil subir e ir além; olhar para longe e superar os próprios horizontes. Pessoas acanhadas nunca saíram de casa!

O início do século XVI foi marcado por algumas características que o fazem, de algum modo, parecido com o nosso. É o fim da Idade Média e o começo do Renascimento... Falava-se muito em “decadência”...

Era o fim de uma época e o nascimento de outra. As velhas instituições feudais entravam em crise e os conceitos de nobreza, cavalheirismo, vassalagem e serviço a um único senhor, rei ou imperador estavam desgastados pelo uso e abuso.

Também hoje se fala em crise das instituições (sociedade, Igreja, família...) e da cultura... Muitos não levam mais a sério as normas estabelecidas e, menos ainda, as tradições familiares. A expressão “dou-lhe a minha palavra!” não serve mais para nada! Hoje precisamos de documentos, escritos e até carimbos do cartório para crer na palavra dada. E manter “o devido respeito às senhoras e senhoritas” faz sorrir sorrateiramente até as nossas próprias meninas. As idéias e os ideais estão um tanto desgastados.

No tempo de Inácio as descobertas geográficas, fruto de grandes investimentos econômicos, tinham ampliado sensivelmente as fronteiras do mundo. A invenção da imprensa facilitou a difusão da cultura, até então privilégio das cortes e mosteiros.

Hoje, o desenvolvimento técnico-científico reduziu ainda mais as distâncias do nosso planeta, descortinando  até possibilidades de viagens extraterrestres. A comunicação entre os homens cresceu vertiginosamente por meio do rádio, TV, Celular e Internet.... É a revolução da informática.

No tempo de Inácio, havia um grande desejo de reformas. Era preciso adaptar as velhas instituições medievais aos novos tempos. Falava-se muito em “renascer”; era o começo do “Renascimento” e do “humanismo”. O mundo moderno vivia seu alvorecer!...

Também hoje, sentimos desejos de renovação e transformação de estruturas. Parece como se estivéssemos redescobrindo a importância vital do sujeito (“psicologia”) e do seu entorno sociológico e ecológico; exaltamos os valores naturais e as particularidades de grupos minoritários... O novo e desconhecido brota, mas não lhe vislumbramos ainda suas feições. Sentimos dificuldade de viver o antigo e não conseguimos habituar-nos ao novo.

Ninguém é uma ilha! O código genético recebido dos pais e as marcas deixadas pelos nossos antepassados são de grande importância. Em qualquer biografia valorizamos mais as “teo-incidências” do que as coincidências. Sentir-se amado e acolhido são experiências marcantes e condicionantes de toda existência.

brasão heráldico dos Oñaz e Loyola, exposto na entrada principal da Casa-Torre, dois lobos (= lupus, López!), simboliza a ousadia e poder dessa família. Eles, como lobos vorazes entravam até no mais íntimo dos lares vizinhos, para roubar-lhes a honra e até a própria comida. Íñigo é dessa raça e Deus o tirou dessa lama!

Se quiser pensar sobre a sua vida CLIQUE AQUI.
(Continua: 01/AGO)

8 comentários:

  1. Sábias palavras meu bom Pe. Ramon, com a proteção do Santo de Loyola, Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir
  2. ei amigo,
    paz!
    Agradeço a Deus nesse dia que celebramos nosso pai espiritual, pela sua vocação, serviço e amizade.
    Grande e saudoso abraço,
    Fernandão
    ps. hoje também celebramos um ano da Páscoa de papai...

    ResponderExcluir
  3. P. RAMÓN,
    A PAZ!
    ESTA E AQUELA ÉPOCA DE INÁCIO, TÊM ALGO EM COMUM, MUITO EM COMUM.DE MANEIRA DIFERENTE, MAS...
    REZO PARA QUE SURJAM SANTOS, HOJE, COMO INÁCIO.
    QUE SANTO INÁCIO INTERCEDA E ABENÇOE CADA UM DE NÓS.
    OBRIGADA POR COLOCAR SEUS ESCRITOS A NOSSA DISPOSIÇÃO.
    QUE DEUS O ABENÇOE.
    LUIZA

    ResponderExcluir
  4. Muito bem colocada essa reflexão, Pe.Ramón. Situar Santo INácio, no seu tempo, na sua herança genética.Assim fica mais fácil entender a personalidade deste grande santo.
    Grande abraço,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Hoje temos uma reunião na Arquidiocese do Rio de Janeiro, nós blogueiros católicos, para ajudarmos na divulgação da Jornada Mundial da Juventude exatamente através dos nossos blogs. Não poderia haver melhor santo para encomendar esta tarefa que Santo Inácio. Eu amo os Jesuítas! Já coloquei este blog no Diretório de blogs Católicos para a Vida em Sociedade. http://diretorio-blogs-catolicos.blogspot.com.br/
    Cordialmente em Cristo. Vida em Sociedade

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo,
    Obrigada por me ajudar a olhar para longe...por muitas vezes diante da dificuldade superar meus próprios horizontes sem nunca esquecer das minhas raízes que me nutrem e fortalecem para viver a cada dia nos caminhos "inacianos".
    Com carinho e orações

    ResponderExcluir
  7. Olá Pe. Ramon, sempre é muito bom ler seus textos. Fui evangelizada pelos Jesuitas (Pe. Maia) através da ACVM. Vivo a espiritualidade inaciana mesmo trabalhando para uma Paroquia dos Agostinianos Descalços. Mais Sto Inácio de Loyola tem um lugar especial no meu coração. Aproveitando quero lhe felicitar pelos seus 40 anos de sacerdócio. Deus o abençoe hoje e sempre. Abraçosssssssss
    Marilene

    ResponderExcluir
  8. Nascer num vale significa viver num mundo limitado e ensimesmado. Não é fácil subir e ir além; olhar para longe e superar os próprios horizontes. Pessoas acanhadas nunca saíram de casa!

    ResponderExcluir